segunda-feira, 30 de setembro de 2013

E tem mais filmes

A Criança que sussurra

a criança que sussurra

Hummingchild
Duração: 28'
Diretor: Heidi Sundby
Noruega / 2011
Agnes tinha freqüentes ataques de epilepsia quando era bebê. Quando os sintomas foram tratados e desapareceram, e sua atenção voltou-se para a subjetividade, a suspeita passou a ser o autismo. Todas as tentativas de educação são inúteis, e Agnes parece escapar de qualquer tipo de comunicação. Ela não fala, não responde à linguagem verbal e não consegue apontar o dedo para mostrar o que quer. Mas ela tem uma linguagem. Expressa sua vontade, raiva e alegria. Focando nas experiências vividas no ambiente familiar, o filme vislumbra momentos dessa trajetória de cinco anos da mãe até chegar a sua filha – uma comunicação feita com base em elementos desconhecidos.

Cromossomo cinco
cromossomo cinco
Cromossoma cinco
Duração: 62'
Diretor: Maria Ripoll e Lisa Pram
Espanha / 2013
O filme começa com o nascimento de Andrea. Ela nasce prematura, linda e diferente. Seus pais iniciam uma busca que dura mais de um ano, tentando encontrar uma resposta e um diagnóstico. Lisa Pram, sua mãe, escreve o Pequeno Livro Negro, um caderno muito pessoal com textos, desenhos e fotografias. Este filme é baseado nesse diário íntimo. Esta é uma história de perda e encontro. Andrea é mais tarde diagnosticada com uma rara síndrome chamada 5P ou “Cri du Chat”. Ela tem uma perda de parte pequena do seu cromossomo 5. Lisa encontra um novo modo de ver e aceitar a vida.

De arteiro a artista
de arteiro a artista
Duração: 28'
Diretor: Rodrigo Paglieri
Brasil / 2012
O filme mostra a trajetória de vida e artística do jovem pintor Lucio Piantino, de 17 anos, sua busca por autonomia e sua inserção na sociedade. Lucio tem síndrome de Down e foi estimulado e incentivado desde a primeira infância a buscar o seu desenvolvimento profissional e seu lugar no mundo. Como principal incentivadora do seu desenvolvimento, a mãe de Lucio se preocupou em registrar em vídeo estes processos de crescimento ao longo de toda sua infância e adolescência; este material faz parte do documentário e ajuda a delinear o caminho desta trajetória de sucesso, de luta, mas principalmente como o próprio Lucio gosta de dizer, de alegria.

Meu olhar diferente sobre as coisas
meu olhar diferente sobre as coisas
Duração: 68'
Diretor: Gilca Maria Motta da Silveira
Brasil / 2013
Meu olhar diferente sobre as coisas é um documentário de criação coletiva, realizado por um grupo de jovens com Síndrome de Down que participaram de oficinas audiovisuais específicas, ministradas por uma equipe multidisciplinar, onde cada um teve a oportunidade de ser o protagonista de sua história. Estes jovens foram os sujeitos ativos de todo o processo, trabalhando como autores do roteiro, como entrevistadores, entrevistados e como técnicos de toda a produção audiovisual. Eles falam sobre suas vidas e como a síndrome de Down não os impediu de realizarem seus sonhos de ter filhos, casar, trabalhar entre outras realizações.

Jimmy

immy

Jimmy
Duração: 12'
Diretor: Martin Smith
Escócia / 2012
Um dia na vida de Jimmy McIntosh, MBE, que tem feito campanhas pelos direitos das pessoas com deficiência desde 1972. O filme mostra o mundo do seu ponto de vista, como um usuário de cadeira-de-rodas com paralisia cerebral. Um retrato íntimo, filmado por ele mesmo ao longo de seis meses, para dar a idéia da jornada de um dia de sua vida.

terra fria

A Cold Land
Duração: 20'
Diretor: Shahriar Pourseyedian
Irã / 2011
Terra Fria é um retrato de dois irmãos com deficiência, cuja casa desabou em uma enchente. Estão abrigados em uma tenda. Ela não tem mobilidade e fica na tenda, enquanto ele se desloca andando sobre os joelhos e vai até a cidade buscar recursos para reconstruir a casa. Apesar de sua condição difícil, ele alegra e anima sua irmã, com seu otimismo e seu carisma inabaláveis. Uma parte da realidade do Irã pode ser conhecida neste sensível curta-metragem, do mesmo diretor do belíssimo Quando brilha um raio de luz, premiado no Assim Vivemos 2011.

Teatro diferente. Em busca da felicidade.

teatro diferente. em busca da felicidade.

Different theater. In search of happiness
Duração: 27'
Diretor: Kate Makhova
Bielorússia / 2012
Sascha fala com dificuldade. Andrey tem estatura baixa. Ania tem uma compreensão particular da realidade. À noite, eles se encontram na escola de teatro, onde expandem suas novas habilidades, aprendem a aceitar-se e a amar uns aos outros. Aprendem a curtir a vida.

O preço da não liberdade

o preço da não liberdade

The price of non freedom
Duração: 28'
Diretor: Miglena Atanasova
Bulgária / 2012
Uma história otimista sobre pessoas com deficiência que não buscam simpatia, mas boas condições de vida, o que lhes permitirá ajudar a si mesmos. Uma história que não fará ninguém chorar. O filme dá uma boa idéia do dinheiro público gasto para manter as pessoas em instituições e sob controle, sendo apenas cuidadas e não apoiadas para decidir sua própria vida. Também mostra como o dinheiro público poderia ser mais bem gasto, dando às pessoas a chance de ser independentes.

Gigantes da Alegria

gigantes da alegria

Duração: 12'
Diretor: Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano
Brasil / 2012
Os “gigantes da alegria” desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Cerca de duas mil pessoas com deficiências variadas se transformam nos embaixadores da alegria nesse dia. E os portadores de nanismo se destacam quando nos ensinam que a felicidade não tem moldura em tamanho ou cor.

Imagine só

imagine só

Just Imagine
Duração: 31'
Diretor: Peter Hegedus
Austrália / 2013
O filme acompanha a parceria entre a Escola Especial Mount Ommaney e o projeto Sala de Música. Por meio da dedicação e conhecimento da equipe de professores, liderados por Belinda Berrington, essa oficina de teatro inspiradora está empoderando estudantes com deficiências e os estimulando a ampliar seus potenciais. O filme capta como o curso utiliza o teatro para dar aos alunos a oportunidade de ser criativos através da música, da contação de histórias e da encenação teatral. Ele pode inspirar e influenciar educadores, e também desafiar as pessoas a ver além da deficiência, a ver as conquistas e a entender as muitas formas de significação que a comunicação pode utilizar.

Liberte a Borboleta (ou Liberdade para a borboleta)

liberte a borboleta

Walk with a guide
Duração: 45'
Diretor: Joanna Frydrych
Polônia / 2012
Katarzyna tem lindos olhos angelicais, mas não tem uma personalidade muito angelical. Ela é brava e obstinada; não tolera fraqueza e sempre mira alto. Suas ambições estão além dos limites da realidade. Ela tem um propósito bem definido para a sua vida, com o qual está totalmente comprometida. Ao mesmo tempo, Katarzyna tem o poder de atrair pessoas. Homens se apaixonam por ela pela internet, mulheres têm vontade de se tornar amigas dela, pessoas querem trabalhar com ela de graça. Desde que tem ELA, seu objetivo na vida é enganar a morte. Ela consegue fazer isso por quase uma década.


Nenhum comentário: