quinta-feira, 2 de março de 2017

Plenária Mensal sobre Educação - Educação Inclusiva

 
O evento tem o intuito de debater as demandas e fluxos de trabalhos referentes aos alunos com deficiência na cidade de São Paulo, os quais vêm constantemente alcançando novos níveis de ensino e têm neste colegiado um foro de garantia de direitos.

Para estreitamento de nossa parceria e fortalecimento do trabalho conjunto contamos com a sua presença para atingirmos resultados progressivos a partir da articulação e compromisso deste encontro.

Serviço: 
Plenária Mensal sobre Educação
Data: 4 de março
Tema: Múltiplos Contextos da Inclusão: Perspectivas da Educação Infantil à Universidade.
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, nº. 100 - Bela Vista – São Paulo / SP
Horário: Das 13h às 17h
Informações: (11) 3913 – 4038 ou pelo e-mail cmpd@prefeitura.sp.gov.br
PROGRAMAÇÃO
Objetivo: Promover o diálogo  com ênfase na   abordagem  de um panorama sobre a gestão da inclusão escolar no processo educacional na perspectiva das práticas e ações  político  pedagógicas  desde a educação infantil ao ensino superior caracterizando  aspectos relevantes e as  fragilidades   mediante a  realidade atual.
13h00 - mesa de abertura
Cid Torquato - SMPED - Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.
Gersonita Pereira de Souza - Presidente do CMPD/SP - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Ana Claudia Domingues - Conselheira do CMPD/SP – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Mediador: Sr. Júnior Nascimento - Assessor da SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Silvana Lucena Drago  - Secretaria Municipal de Educação / DIEE - Diretora da Divisão de Educação Especial
Emília Cipriano - Conselheira do CME – Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
Billy de Assis – Professor no CIEJA Campo Limpo para jovens e adultos com deficiência e no curso de Pedagogia da Faculdade UNIARARAS.
Sr. Sandro Francischini - Secretário Executivo junto a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE da Universidade Federal de São Carlos

Painel 1 - 13h40

Emília Cipriano
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Professor Carlos Pasquale", graduação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora e Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de SP.. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica. Conselheira do CME - Conselho Municipal de Educação
Tema: “Os desafios da Educação Infantil na atualidade do Processo Educacional Inclusivo”.

14h 
Silvana Lucena Drago

Pedagoga; Professora do ensino fundamental I e Supervisora Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – atualmente - Assessor Técnico responsável pela Diretoria de Orientação Técnica de  Educação Especial da SMESP. Secretaria Municipal de Educação / DIEE - Diretora da Divisão de Educação Especial
Tema: “A Política Paulista na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

14h20 às 14h30min 
Inscrições para o público

14h30 às 14h50
Considerações dos palestrantes - debate

Painel 2 - 14h50min
Billy de Assis
Formado em Letras Pedagogo / Psicopedagogo / Arte terapeuta / Especialista em deficiência Intelectual / Leciona no CIEJA Campo Limpo para jovens e adultos com deficiência / Leciona no curso de Pedagogia da Faculdade UNIARARAS e atualmente cursa Psicologia Social e Gestão Escolar.
Tema: “O professor abordará a seguinte temática: Educação inclusiva: uma proposta de qualidade no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos”.

15h10min
Sr. Sandro Francischini
Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar / Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais PPGCSO - UFSCar.
Secretário Executivo junto a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE da Universidade Federal de São Carlos
Conselheiro Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência CEAPCD gestão 2016-2018
Tema: “A realidade da Política Educacional no Ensino Superior”

15h30min às 15h40
Inscrições para o público

15h40 às 16h00
Considerações dos palestrantes - debate

16h - MONITORAMENTO DAS PROPOSTAS ATUAIS VOLTADAS AS DEMANDAS DE EDUCAÇÃO COM BASE NA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  ETAPA MUNICIPAL.

17h – Encerramento


Nenhum comentário: