sexta-feira, 24 de março de 2017

Apresentação do Documentário "Nós, Carolinas"

Tivemos a oportunidade em nossa escola de receber a exibição do Documentário "Nós, Carolinas" do grupo "Nós, mulheres da Periferia".




Mais sobre o documentário

O documentário "Nós Carolinas" é resultado de um conjunto de entrevistas realizado pelo Coletivo Nós, mulheres da periferia em 2015, no âmbito do Projeto Desconstruindo Estereótipos - Eu, mulher da periferia na mídia, que consistiu na realização de oficinas de comunicação a mais de 100 mulheres, de 17 a 93 anos, dos bairros do Campo Limpo (ZS), Capão Redondo (ZS), Jardim Romano (ZL), Jova Rural (ZN), Guaianazes (ZL) e Perus (Noroeste) e, posteriormente, entrevistas aprofundadas com nove delas. Em 2015, o coletivo produziu a exposição QUEM SOMOS [ POR NÓS] com as fotos e telas feitas pelas mulheres, que ficou no Centro Cultural da Juventude durante um mês.

Destas, quatro histórias foram selecionadas para o documentário: D. Carolina, Renata, Joana e Tarsila, que contam o que "é ser mulher da periferia" sob quatro diferentes ângulos, passando por assuntos como a desigualdade de classe, racismo, maternidade, mostrando os desafios de ser mulher nas pontas da cidade e como elas querem ser vistas pela sociedade.

Sobre o Coletivo

O coletivo Nós, mulheres da periferia é formado por seis jornalistas e uma designer, todas moradoras de bairros da periferia do município de São Paulo e por meio de um site e redes sociais produz e divulga conteúdo sobre e para as mulheres da periferia de São Paulo. O coletivo propõe reduzir o espaço vazio existente na imprensa e a falta de representatividade, buscando mais protagonismo e visibilidade. A proposta do coletivo é construir um espaço com informações que extrapolem a questão de gênero a atinja o campo social e étnico.


Nenhum comentário: