terça-feira, 8 de março de 2011

Vem brincar com a gente, Capoeira é coisa da nossa gente .


A história da capoeira começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas.

Esses escravos eram trazidos da África onde eram capturados e colocados nos navios negreiros, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico.

Chegando aqui os negros eram comprados como mercadorias pelos senhores de engenho que os obrigavam a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso.

Os negros eram vigiados e castigados pelos feitores, que eram homens brancos de confiança dos donos das fazendas.

Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam para as matas formando os quilombos.

Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos capitães do mato que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa.

Ao serem recapturados os escravos eram levados para o tronco para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos.

Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, os escravos utilizavam o rítmo e os movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ataque e defesa.

Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de luta contra a opressão também contribuiu para manter a tradição cultural dos negros africanos.

Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática era permitida, nos terreiros perto das senzalas locais onde os escravos eram recolhidos para dormir.


Alunos do CIEJA particiapm da

com Professor Aldo


A proposta do trabalho é apresentar a capoeira como cultura brasileira; trabalhar rítmo e musicalidade; proporcionar qualidade de vida por meio das atividades físicas de alongamento e aquecimento ; apresentar os instrumentos musicais utilizados na capoeira e a utilização dos mesmos.
A partir do desenvolvimento de cada aluno, ensinar os movimentos básicos para que participem de rodas de capoeira .

Nenhum comentário: