O coordenador Geral do CIEJA CL - Diego Elias entrega o prêmio de reconhecimento de escola transformadora para a Escola Pluricultural Odé Kayodê no lançamento da do livro Criatividade na educação.
O diretor da Escola Pluricultural Odé Kayodê entrega a Diego Elias o reconhecimento de parceiro da escola
"neste dia mágico, somos irmandades da transformação"
Livro digital sobre criatividade como ferramenta para mudar a educação será
apresentado na Cidade de Goiás (GO) no Dia do Saci, 31 de outubro
Organizada pelo programa Escolas Transformadoras, publicação traz reflexão sobre a
importância da criatividade para a superação de desafios na educação e na sociedade
A criatividade é uma das dez competências gerais da educação básica, conforme diz a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Dar importância a essa habilidade é essencial, seja nas
escolas ou na sociedade, uma vez que ela é considerada ferramenta crucial para que
crianças, jovens e adultos desenvolvam maneiras de encarar a realidade e de solucionar
problemas. Com base nesse olhar, o programa Escolas Transformadoras, correalizado no
Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, faz o lançamento regional do livro digital
“Criatividade - mudar a educação, transformar o mundo”, no dia 31 de outubro, às 19h, no
Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás (GO). Haverá uma roda de conversa com a
participação de Diego Elias, diretor do CIEJA Campo Limpo, de São Paulo; e também, de
Renata Falleti, Robson Max e Rosângela Souza, representantes da Escola Pluricultural Odé
Kayodê, de Goiás; Marilza Suanno, da UFG; João Henrique Suanno, da UEG e da Rede
Internacional de Escolas Criativas - RIEC; Adriano Herzog Vieira, Ernesto Nunes e Jonathas
Santana, pesquisadores da Odé Kayodê; e outros representantes da comunidade escolar da
Odé.
“Para nós, como instituição de educação – uma escola –, assumir os elementos culturais
como conteúdo curricular, como projeto de estudos e vivências é assumir “oficialmente” o que
de muitas maneiras é invisibilizado, discriminado e desvalorizado historicamente”, afirmam
Renata Falleti, Robson Max e Rosângela Souza.
Escrita por estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do setor
social e professores universitários, a publicação aborda a importância da criatividade na
transformação de realidades desiguais e como expressão da autoria e autonomia da
comunidade escolar. Os capítulos abordam o tema propondo reflexões inspiradas nas
experiências relatadas pelos 43 autores e autoras, que assinam os 16 textos da publicação. O
e-book também está disponível para download gratuito no site do programa. Acesse o link.
A pluralidade é uma das marcas da publicação, que retrata experiências ocorridas nas cinco
regiões do país, representadas em cidades de 11 estados brasileiros: Manaus (AM); São
Miguel das Matas (BA); Fortaleza (CE); Distrito Federal (DF); Cidade de Goiás (GO); Belo
Horizonte (MG); Bananeiras (PB); Glória de Goitá (PE); Jacarezinho (PR); Porto Alegre e
Viamão (RS); e São Paulo, Cotia e Campinas (SP). Além disso, o livro também traz uma
experiência internacional ocorrida em Portland, nos Estados Unidos.
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