segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Realizando sonhos

https://g1.globo.com/educacao/noticia/quero-fazer-faculdade-diz-aposentada-de-81-anos-que-voltou-a-estudar-para-usar-a-internet.ghtml

A aposentada Maria Thereza de Camargo Oliveira, de 81 anos, voltou a estudar para aprender a usar a internet. Depois quis melhorar a escrita, ter noções de inglês e agora sonha com o próximo passo: ingressar no ensino superior.

"Se Deus me der vida e saúde eu quero fazer uma faculdade. Eu acho tão bonito o pessoal falar faculdade. Aprende isso, aprende aquilo", diz.

Maria Thereza está entre os 1.400 alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. A escola é referência no ensino de jovens e adultos. Ela vai à escola todos os dias de manhã, quando chega muito cedo não é rara encontrá-la varrendo as salas para matar o tempo. Duas vezes por semana fica para as aulas de reforço. Também estuda teatro e violão no Cieja.

Nascida em Jaú, no interior de São Paulo, Maria Thereza diz que na infância morava em uma fazenda e tinha de cuidar da casa enquanto os pais trabalhavam. Não sobrava tempo para estudar. Agora é diferente, tempo não lhe falta e ficar parada não é uma opção.

Ela tem um filho, um neto e uma bisneta, mas vive sozinha e conta que não lhe falta nada. Cuida da casa, faz compras e não dorme antes da meia-noite.


"Às vezes eu vejo as pessoas reclamarem, sabe? Mas eu falo: meu Deus, eu sou feliz. Eu praticamente vivo sozinha, mas eu sou feliz, eu venho pra escola, converso com os colegas, com as professoras. Eu tenho tudo na vida. Eu me emociono até quando eu falo."


Nenhum comentário: