segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

LIBERDADE SEM MEDO

Para iniciar os trabalhos em 2017 vamos recordar como finalizamos o ano de 2016. A turma Liberdade concluiu o ano de um jeito especial: na superação de alguns medos que nada contribuíam para o crescimento na leitura e na escrita.

Muitos educandos não queriam expor suas ideias no papel, ler publicamente, nas rodas de conversa,  nos debates com as demais turmas no piso verde, no festival literário e em muitas outras oportunidades. Depois da conversa com os estudantes e várias reflexões com o grupo de professores chegamos na ideia do “medo” e que incomoda a todos nós. Que sentimento é esse que nos impõe grades sem ferro e muros sem cimento? Que estado de espírito é esse que sufoca a nossa capacidade de criação? Medo se ser e estar? Medo de fazer? Medo de falar? Medo de agir coletivamente? Medo de não conseguir chegar onde se deseja: ler e escrever com autonomia.

O tempo passou, e a escolha de um novo caminho se fez, desafiando todos os nossos medos. Os meus como educador: será que dou conta? O tempo é suficiente? Como os educandos vão reagir as aulas de teatro? Como trabalhar no piso amarelo sem papel e caneta por duas semanas e com intenção de montar uma apresentação pra todo o CIEJA Campo Limpo? Loucura? Não, como diz a Êda Luiz, tem que ter fé!

As fotos que seguem mostram uma parte importante do nosso trabalho, mas as verdadeiras imagens que transformam nossa vida e que nos dão forças para continuar ficam no nosso coração, na memória do vivido e na alma, que antes aprisionada e com medo, deu sinais de vida e Liberdade.

Voltem logo!

Estamos com saudades!

Professor Jefferson


alguns momentos da apresenta, lembranças


acompanhe o vídeo da apresentação final da turma na íntegra


Mais fotos acessem o blog:










3 comentários:

Jefferson Pereira Maciel Maciel disse...

Espero que nossa alegria possa contagiar a todos nessa volta as aulas. Muita força e coragem! Sabemos que não será fácil, mas você consegue.

Ruth Araújo disse...

Parabéns turma Liberdade! Parabéns Professor Jeferson! Belíssimo o trabalho de vocês <3

Ezequiel Nonato da Gama disse...

Oi, aqui e o.. Ezequiel, sou aluno do CIEJA CAMPO LIMPO gosto
Muito, dessa instituição, e legal.. Demais! Obrigado, a todos os professores, do CIEJA CAMPO LIMPO.. Deus, e vocês, me deram uma.. Nova chance, de poder terminar, meus estudos.. Por isso sou muito grato! "AGRADEÇO".. 😍