O Encontro da Equipe do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos –
CIEJA Campo Limpo com o Manual do Currículo Global – Brasil (*) ]
Uma escola pública que já é aberta a todo mundo (Vejahttp://porvir.org/porpessoas/ dona-eda-escola-de-todo-mundo/ 20130819 ) pensa agora em colocar a dimensão global no seu currículo . Tudo começou com a participação da Diretora Eda Luiz no lançamento , em setembro de 2013, do Manual do Currículo Global- Formando cidadãos planetários em Escolas Brasileiras . Nessa publicação , o CECIP (www.cecip.org.br ) havia sistematizado os resultados do Projeto Currículo Global ( 2010- 2012), do qual participaram, no Brasil, 30 professores de 6 escolas paulistas. Eda- uma educadora cuja missão é semear sonhos e mudar histórias- leu as sequencias didáticas criadas pelos educadores brasileiros e por seus colegas da Áustria, Benin, Reino Unido e República Checa , mostrando como é possível conectar o currículo da escola básica a conceitos planetários como Justiça Social, Sustentabilidade, Direitos Humanos, Cultura de Paz e Interdependência, desenvolvendo o pensamento crítico, a empatia , a solidariedade , o respeito á diversidade - e a capacidade de agir localmente, pensando globalmente. Tudo muito em sintonia com o pensar e o fazer pedagógicos da instituição dirigida por Eda. A Diretora decidiu, então, apresentar o Manual do Currículo Global à equipe docente , para inspirar a proposta de trabalho a ser desenvolvida em 2014.
O Cieja Campo Limpo é uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo voltada à educação de jovens e adultos. Existem outros 13 Ciejas na cidade – este fica no bairro de Capão Redondo , distante mais de uma hora do centro da cidade , ensanduichado entre duas comunidades carentes . Nelas , chefes do tráfico de droga ( uma questão que só pode ser equacionada articulando-se o local e o global) disputam espaço e clientela. Os 1.300 alunos do Cieja provém dessas duas comunidades em conflito : a maioria são jovens de 14 a 16 anos “expelidos” do ensino regular, muitos deles egressos da Fundação Casa – mas há também adultos entre 30 e 50 anos retornando aos estudos e idosos, acima de 60 anos- incluindo-se aí uma senhora de 94 anos.
Não é por acaso que o Cieja Campo Limpo foi escolhido para compor o livro de André Gravatá, Camila Paz, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara , “Viagem ao Mundo em 13 escolas – Sinais do Futuro no Presente” (http://educ-acao.com/baixe- gratuitamente-o-livro/ ). Afinal, com seu espaço de beleza simples e acolhedora, onde árvores, flores, pessoas e até uma fonte convivem em harmonia , o Cieja Campo Limpo é um exemplo de que escolas aprendentes, pacíficas , podem existir em comunidades que, no presente, ainda são violentas . No Cieja educadores , animados pelas ideias libertárias de Paulo Freire , combate a violência com uma formula eficaz : confiança, respeito em relação a todos , abertura incondicional ao outro em sua diferença. As paredes limpas e coloridas da escola falam de seus valores : nelas estão desde a famosa convocação de Gandhi , “Seja a Mudança que você quer ver no Mundo” , até os princípios que inspiram o ensinar e aprender : amor, bem estar, liberdade, respeito, responsabilidade , acolhimento, cuidado, transformação , confiança e alegria
Na tarde de 12 de fevereiro de 2014, encontrei-me com a Diretora, a Coordenadora Pedagógica e os professores do Cieja , para lhes entregar 10 exemplares do Manual do Currículo Global e apresentar o CECIP ao grupo . Contei que a instituição foi fundada em 1986, pelo arquiteto ,cartunista e escritor Claudius Ceccon , em parceria com educadores, comunicadores, médicos, cientistas, cineastas, ativistas sociais , dentre os quais o educador Paulo Freire e o documentarista Eduardo Coutinho. Destaquei que desde 2010 o CECIP está ajudando a disseminar no Brasil o conceito de Educação Global ( a dimensão planetária da Educação para a Cidadania.) .
No diálogo que se seguiu, os professores compartilharam o significado que atribuíam a conceitos como “Manual” , “Currículo Global” e “Dimensão Global” . Enquanto para alguns docentes “Manual” implica prescrição e obrigatoriedade de se seguir os procedimentos ali descritos , para o CECIP “Manual” significa registro de procedimentos e práticas realizadas com êxito por professores de escolas públicas, que podem servir de inspiração para a construção de novos procedimentos e práticas. Outros professores interpretaram a expressão “Currículo Global”, como um Currículo que pretendesse globalizar e uniformizar praticas educacionais , desconsiderando-se especificidades locais. A essa concepção, se contrapôs a do CECIP e parceiros internacionais, que definem “currículo global” como um currículo onde está presente a “dimensão global” – ou seja, a consciência da interdependência entre todas as culturas e seres humanos; da necessidade de se desenvolver empatia em relação aos diferentes na comunidade, no país e no mundo; de compreender as causas globais dos problemas locais ; de descobrir formas de intervir solidariamente , no nível local , para superar questões globais que estão tornando insustentável a vida no planeta - das mudanças climáticas às injustiças sociais, racismo, consumismo, e violências.
O diálogo prosseguiu , depois, com a diretora e o professor Billy , psicopedagogo com especialidade em deficiência intelectual, que acolhe há quase uma década um grupo de pais e familiares de estudantes com necessidades especiais que variam das provocadas pela Síndrome de Down, às devidas à cegueira e surdez- são 300 ao todo na escola . ( A iniciativa , denominada Café Terapêutico , já recebeu diversos prêmios e está sendo adotada por outras escolas : http:// projetocafeterapeutico. blogspot.com.br/ ) .A Diretora Eda contou um pouco da história do Cieja Campo Limpo, que se confunde com sua própria história de teimosia na luta por uma educação pública integral , inclusiva e transformadora- trajetória que já a levou de aulas e conversas com Paulo Freire na década de 90 a um encontro recente com Edgar Morin na Universidade de Paris-8 , convidada que foi a falar sobre sua experiência em Educação de Adultos.
O encontro dos professores com a proposta de uma Educação com Dimensão Global está apenas começando. E o CECIP está à disposição para continuar tecendo diálogos e parcerias entre o Cieja e o mundo.
(*) Por Madza Ednir
Editora -Consultora Pedagógica
http://www.globalcurriculum. net
Educação Global para a Sustentabilidade - Brasil CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular
www.cecip.org.br
S.Paulo- Rio- Brasil
http://www.globalcurriculum.
Educação Global para a Sustentabilidade - Brasil CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular
www.cecip.org.br
S.Paulo- Rio- Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário