domingo, 6 de novembro de 2011

Fórum Permanente de Educação Inclusiva


O Fórum Permanente de Educação inclusiva convida todos para reunião ordinária com a participação de Andrea dos Santos de Jesus, organizadora, e autoras do livro "Narrativas e desafios da Inclusão: percurso da Educação Inclusiva em Osasco".

Proposta de pauta:

-Discussão sobre o processo de elaboração (sensibilização, reflexão, ilustração e escrita) da referida publicação e as transformações profissionais e pessoais frente a mudança de paradigma da Educação Especial não mais como uma modalidade, mas como um serviço a ser desenvolvido conjuntamente na escola regular visando uma educação de qualidade para todos e cada um.

- Inicio planejamento FoPEI/2012

Dia 08.11.11 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sala 107, bloco B, das 9 às 12hs.

Contamos com sua presença para que possamos dar continuidade às nossas discussões sobre Educação Inclusiva.

A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.


Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva
E-mail: inclusao@gmail.com - inclusao(arroba)gmail.com


Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Inclusiva:

1. Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.

2. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender à singularidade humana e à pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.

3. Defendemos a cultura da diversidade em oposição à cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.

4. Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.

5. Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.

6. Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.

7. Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania.

Nenhum comentário: