quinta-feira, 29 de junho de 2017

O caso Rafael Braga no CIEJA CL

 Ana Paula Barreto (Relações Internacionais) em atividade no CIEJA conversando sobre o caso do Rafael Braga, discutindo a violência sofrida pela população negra e periférica.



As Tias da Quebrada !!!

Sábado 01.07.17  das 14h às 18h  Dona Eda Luiz participou do  evento as Tias da Quebrada, no SESC Campo Limpo.





terça-feira, 27 de junho de 2017

Na arte de INCLUIR uma palavra não pode faltar : PARCERIA.


Hoje, alunos, pais e profissionais do CIEJA participaram de uma atividade com o grupo Movimentarte , no CEU Capão Redondo, que trouxe a proposta de uma parceria para o ano de 2018.



Foram momentos muito gratificantes onde fica claro que querer realmente é poder.
Agradecemos imensamente o convite pela equipe do CEU Capão Redondo, aos profissionais e alunos do grupo Movimentarte e principalmente aos pais e alunos do CIEJA Campo Limpo.

Com você tudo é alegria.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Café Terapêutico ... caminhando para uma grande festa de 10 anos

Em maio de 2018  acontecerá a festa de 10 anos do projeto Café Terapêutico - Grupo de pais, alunos e,amigos e parceiros  em busca de uma sociedade realmente inclusiva
Com muita alegria será lançado o livro:
"Com açúcar ou adoçante Café Terapêutico sempre emocionante", que contará com 10 capítulos  representando nossos encontros de aniversário desde 2009.
A novidade [é que o 10º e último capítulo será escrito coletivamente com  o  Grupo de pais, alunos, amigos e parceiros em busca de uma sociedade realmente inclusiva.






Inclusão se faz com parceria

Instituto Alana
Instituto Rodrigo Mendes
CIEJA Campo Limpo


Todos juntos podemos fazer a diferença. 

terça-feira, 13 de junho de 2017

Registro da IV FLIC 2017



É com grande alegria que o CIEJA Campo Limpo vem convidá-lo a assistir ao registro de alguns momentos do IV Festival Literário- Literatura: voz do oprimido, que acontecereu no  dia 01 de junho de 2017, das 8h às 22h, em nossas instalações.
O FLIC- Festival Literário do CIEJA Campo Limpo- nasceu há quatro anos e, como as demais ações do CIEJA-CL, segue movido pelo desejo de libertação. Libertação real e simbólica, que toma sua força da palavra viva. Palavra que é pátria e mãe, por isto nos define, nos impulsiona e nos ergue rumo à luta por uma Educação de Jovens e Adultos com qualidade. Partilhamos do sonho em que todos tenham o direito de ser sujeito de sua própria história, manifestada em sua pluralidade de vozes e cores, únicas e diversas.
Dessa forma, queremos, junto da sua presença, promover a celebração da palavra que é também a vida. Recriando mundos, histórias, olhares e emoções.

Nossos sinceros cumprimentos,

Comissão da FLIC e equipe CIEJA Campo Limpo 

Instituto Olga Kos -Arte Sem Limites (PRONAS) - Fevereiro 2017

Que alegria imensa poder fazer parte desse projeto com os profissionais do Instituto Olga Kos.
Nós do CIEJA Campo Limpo acreditamos muito no trabalho realizado no IOK e agradecemos imensamente pela parceria.
INCLUSÃO se faz com UM OLHAR QUE VALORIZA
INCLUSÃO se faz com AÇÃO PARA mais INCLUSÃO
INCLUSÃO se faz com PARCERIA e ALEGRIA.
 
 

 
 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Mais uma publicação envolvendo o CIEJA Campo Limpo


ESCOLAS TRANSFORMADORAS LANÇA PUBLICAÇÃO DIGITAL ‘PROTAGONISMO – A POTÊNCIA DE AÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR’




Fruto da roda de conversa realizada em novembro de 2016, livreto reúne dez artigos que discutem o conceito de protagonismo na comunidade escolar

Construir um entendimento sobre a importância do protagonismo infanto-juvenil na educação para que essa seja uma das principais ferramentas de resolução de problemas e intervenção no mundo é o que fundamenta a publicação digital ‘Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar’, organizada pelo Programa Escolas Transformadoras. O lançamento será durante a III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), em Brasília (DF), no dia 16 de junho, seguido de uma roda de conversa transmitida ao vivo pelo Facebook, na página do Programa


A decisão em refletir sobre este tema nasceu da crença de que todos podem ser agentes de transformação social, desde que tenham acesso a uma educação que contemple e priorize competências como a criatividade, o trabalho em equipe, a empatia e o protagonismo. “Tão importantes quanto a matemática ou o ensino de línguas, essas competências ainda são desconsideradas por muitas escolas, profissionais da educação e famílias, fato que justifica a relevância desta publicação, que também convida o leitor a reconhecer essa ferramenta na resolução de problemas sociais”, explica Raquel Franzim, assessora pedagógica do Alana. 

Fruto da roda de conversa Protagonismo na Educação: Por uma Sociedade de Sujeitos Transformadores, realizada em novembro de 2016 em São Paulo (SP), a publicação reúne 10 artigos com reflexões e relatos de experiências em escolas do Brasil e da América Latina, como Abdalaziz de Moura do Serta de Pernambuco; Alejandro Bruni da Argentina e Santiago Perera da Venezuela; Carolina Pasquali, jornalista e diretora de Comunicação do Alana; Helena Singer, Beatriz Goulart e Adriana Friedman, especialistas em educação; Regina Cabral, empreendedora social da Ashoka e Carolina Hikari do IFPR – Campus Jacarezinho.

Os artigos abordam temas como as potencialidades de cada sujeito, o protagonismo na infância e as ocupações das escolas por estudantes secundaristas nos últimos anos como uma notável revelação de protagonismo juvenil. No livreto, os autores ainda refletem sobre o protagonismo como construção coletiva e sobre o papel da escola diante dos desafios de um novo tempo.

Além da versão em português, o material também estará disponível em inglês e espanhol.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Atividades Extras

Relato dos alunos sobre as atividades no piso verde do Senhor Paulo Almeida, turma liberdade,
2º período.





Sarau do Binho no CIEJA Campo Limpo

No último dia 23 o Sarau do Binho registrou presença no CIEJA Campo Limpo 




Ida ao teatro Frei Caneca

Parceria entre A base e o CIEJA Campo Limpo, possibilita a ida de jovens ao teatro Frei Caneca  assistir a peça RENT. 


Último dia do curso para professores da rede municipal de ensino

Todos estão convidados a participarem do encerramento do curso para professores da rede municipal de ensino de São Paulo. Tal evento ocorre dentro da programação da IV FLIC do CIEJA Campo Limpo. É só chegar!!!!



segunda-feira, 5 de junho de 2017

Momentos da grande festa de 9 anos do Café Terapêutico - Um novo AR para a INCLUSÃO.







Com os nossos sonhos aprendemos também que eles podem acabar.
Nesse sentido, hoje queremos viver 
o sonho possível da INCLUSÃO.
O sonho que se torna realidade a partir da nossa ação ... nossa criação.
Queremos juntos, respirar Um novo AR para a INCLUSÃO ... porque SER DIFERENTE É NORMAL.
Temos a oportunidade de mostrar que somos capazes de criar, inovar e porque não dizer que somos capazes de causar.
Causar e despertar uma inquietação que nos faça capazes de se mobilizar.
Os exemplos são muitos... e hoje, apresentamos um cardápio bem resumido de experiências exitosas de inclusão que provocam transformação.
CIEJA Campo Limpo – uma escola que acolhe, respeita as diferenças e transforma vidas de alunos, pais, funcionários, parceiros e comunidade,
Café Terapêutico – atividade que possibilita escuta, participação, busca parcerias e efetiva a INCLUSÃO de maneira, simples, clara, objetiva e real.
Comemorar 9 anos de trabalho ininterrupto com uma coleção de prêmios, entrevistas, artigos, citações e uma gama enorme de convites, não tem preço.
Porém, o maior prêmio é a efetiva participação de pais, alunos, amigos e parceiros desde 14.03.2008 – data do nosso prêmio e inaugural encontro.
Sendo assim, neste momento, gratidão é a palavra que vem do coração.

Constam também no cardápio de hoje :

Leonora Áquilla – Sentindo na pele desde a infância o que é exclusão, hoje realiza ações diversas para o bem estar e inclusão social de muitas pessoas.
Sandra Reis – A galera do click – com uma turma muito especial, não se limita apenas a viver a vida, mas sim, registrar e perpetuar momentos mágicos.




Crescendo juntos – Grupo de mães que se empenham com muita diversão e alegria na efetivação da inclusão no dia-a-dia.
Kiki Faria - Amigos da Angel –– Um exemplo de eternização do amor especial que receberam, recebem e compartilham com o próximo.

André Luiz – TV Doc Inclui – atuando na formação e transformação de jovens com um olhar que valoriza o ser.

Extremo X – Incentivando jovens a colocarem em prática a criatividade e a trilhar um caminho de paz, alegria e superação.
André Gravatá – Incentivador de pessoas. Descobridor de belezas e sutilezas.
Transformador de espaços educativos. Um grande exemplo de inclusão pessoal, social, educacional.

Ana Raia - Trabalha com desenvolvimento de pessoas na área pessoal e profissional. Com muita competência ajuda o próximo a ter uma vida plena e feliz.

Rodrigo Del Arc - Cantor, compositor, ator, modelo, locutor e produtor artístico ... com suas músicas proporciona a inclusão no mundo das artes e do encantamento pela vida.
Adriana Marques – Um pequeno relato sobre sua passagem pelo CIEJA Campo Limpo e os novos caminhos de inclusão que tem trilhado.

Plano de Menino - Uma galera muito animada que tem descoberto e conquistado a cada o seu lugar no mundo.
Instituto Olga Kos - Amigos e parceiros que realmente entendem o que é INCLUSÃO.
Uma parceria muito esperada.
Uma parceria que compactua com o nosso olhar para a INCLUSÃO efetiva da pessoa com deficiência.
Não poderia ser diferente pois, com um grupo de profissionais comprometidos, capacitados e totalmente engajados...os resultados só podem e devem ser brilhantes como o espetáculo apresentado "Constelação Inclusão".


Gratidão.
Billy de Assis e 
Êda Luiz



 

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Divulgação do nosso IV Festival literário do CIEJA Campo Limpo


Pelo site oficial da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo 



Pelo nosso parceiro Marcos Pezão no blog:  futbolando.blogspot.com.br