sexta-feira, 4 de junho de 2021

A defesa do papel dos gestores das escolas inovadoras, salve o CIEJA CL!

Mais um trabalho acadêmico defendido e tendo como protagonista o desenvolvimento das atividades do CIEJA CL. Nossa companheira Alcielle dos Santos pesquisou o papel do gestor dentro das perspectivas de desenvolvimento de nosso trabalho enquanto escola inovadora, assim como de outras escolas inovadoras. A defesa da tese de doutorado cujo título é O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DE GESTORES DE ESCOLAS INOVADORAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: INVESTIGAÇÃO E ENSINAMENTOS PARA A SUA FORMAÇÃO, foi orientada pela professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco, no  Programa de Pós Graduação "Educação: Psicologia da Educação" da Pontifícia Universidade Católica PUC/SP.



Nosso muito obrigado Alcielle




Imagem do momento da defesa realizada no dia 28/04/2021




Informações do Trabalho: 


SANTOS, Alcielle dos. O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação. 2021. 230p. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.



 RESUMO Mudanças significativas, ou mesmo transformações, no campo da Educação requerem diferentes dimensões de análise. Considera-se, nesta tese, a necessidade de se implementar novos desenhos de escolas, mais ajustadas às necessidades do século XXI. Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo investigar e compreender o movimento identitário de gestores pedagógicos, considerando os demais atores da rede sociotécnica da escola e sua expansão dentro de territórios específicos. Esses gestores exerceram função de direção em três escolas inovadoras da cidade de São Paulo e foram estudados em termos da sua constituição (formação e profissionalidade) e dos processos de gestão de suas escolas. A polissemia do termo inovação é trazida desde a introdução, de forma a contextualizar a escolha pelo termo “inovação educativa”. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, como estudo que reuniu etapas de observação, observação participante e pesquisa-ação. O cenário de cada uma das escolas de atuação dos gestores foi detalhado a partir de pesquisa documental e observações de campo. Para estudo do movimento identitário dos gestores, além destas escolhas metodológicas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O movimento identitário dos gestores foi abordado a partir de Dubar (2005; 2009), considerando-se também, Placco (2008; 2010). Como referenciais teóricos de análise, adotou-se ainda a Sociologia da Tradução, de Callon (1980) e Latour (2000) e o Pensamento Complexo de Morin (2013). As trajetórias de gestão de escolas foram consideradas segundo: gestão, currículo, metodologia, ambiente e intersetorialidade, critérios estabelecidos pela Iniciativa para Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação, em 2015, abordada em diálogo com autores como Carbonell (2002), Singer (2017; 2018; 2019), Ghanem Júnior (2013) e Tavares (2019; 2020), que discutem a inovação educativa na escola. A análise dos dados, à luz dos referenciais teóricos, apresenta resposta à questão central: qual a relação entre inovação e movimento identitário dos gestores desses processos e o que a caracteriza? Como resultado, constatouse que a atuação dos gestores pedagógicos como tradutores da inovação foi fundamental para a constituição de redes sociotécnicas que tiveram suas escolas como referências. Observou-se grande potencial de expansão territorial, a partir da intersetorialidade com outros equipamentos sociais das áreas de educação, cultura, saúde e assistência social dos bairros onde se localizam, para que possam estimular outros processos de inovação educativa. Assim, considera-se fundamental a investigação de práticas consolidadas como de sucesso, do ponto de vista da gestão, como experiências que geram ensinamentos para outras redes. Por fim, propõe-se que essas realizações tenham o apoio de políticas públicas que, além de reconhecê-las como experiências inovadoras, aproveitem o potencial formativo e de liderança de seus gestores, como atores que traduziram diferentes lógicas para enunciados comuns, o que tornou possível a inovação em suas escolas. Palavras-chave: Gestão; Movimento identitário. Inovação educativa. Sociologia da Tradução. Pensamento complexo.

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