segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jogar sim, aprender também .

A aprendizagem deve acontecer de forma interessante e prazerosa, e, um recurso que possibilita isso são os jogos. Miguel de Guzmán (1986, p.39), expressa muito bem o sentido que essa atividade tem na educação matemática: “O interesse dos jogos na educação não é apenas divertir, mas sim extrair dessa atividade matérias suficiente para gerar um conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação”.



Jogo da velha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     O jogo da velha ou jogo do galo  é um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos. De alguma forma, é um jogo "aparentado" dos "Merels" (ver Marel).
Muito popular por sua disponibilidade, pode ser jogado sobre um tabuleiro ou mesmo sendo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa.

Nenhum comentário: