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segunda-feira, 12 de junho de 2017

Mais uma publicação envolvendo o CIEJA Campo Limpo


ESCOLAS TRANSFORMADORAS LANÇA PUBLICAÇÃO DIGITAL ‘PROTAGONISMO – A POTÊNCIA DE AÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR’




Fruto da roda de conversa realizada em novembro de 2016, livreto reúne dez artigos que discutem o conceito de protagonismo na comunidade escolar

Construir um entendimento sobre a importância do protagonismo infanto-juvenil na educação para que essa seja uma das principais ferramentas de resolução de problemas e intervenção no mundo é o que fundamenta a publicação digital ‘Protagonismo – a potência de ação da comunidade escolar’, organizada pelo Programa Escolas Transformadoras. O lançamento será durante a III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), em Brasília (DF), no dia 16 de junho, seguido de uma roda de conversa transmitida ao vivo pelo Facebook, na página do Programa


A decisão em refletir sobre este tema nasceu da crença de que todos podem ser agentes de transformação social, desde que tenham acesso a uma educação que contemple e priorize competências como a criatividade, o trabalho em equipe, a empatia e o protagonismo. “Tão importantes quanto a matemática ou o ensino de línguas, essas competências ainda são desconsideradas por muitas escolas, profissionais da educação e famílias, fato que justifica a relevância desta publicação, que também convida o leitor a reconhecer essa ferramenta na resolução de problemas sociais”, explica Raquel Franzim, assessora pedagógica do Alana. 

Fruto da roda de conversa Protagonismo na Educação: Por uma Sociedade de Sujeitos Transformadores, realizada em novembro de 2016 em São Paulo (SP), a publicação reúne 10 artigos com reflexões e relatos de experiências em escolas do Brasil e da América Latina, como Abdalaziz de Moura do Serta de Pernambuco; Alejandro Bruni da Argentina e Santiago Perera da Venezuela; Carolina Pasquali, jornalista e diretora de Comunicação do Alana; Helena Singer, Beatriz Goulart e Adriana Friedman, especialistas em educação; Regina Cabral, empreendedora social da Ashoka e Carolina Hikari do IFPR – Campus Jacarezinho.

Os artigos abordam temas como as potencialidades de cada sujeito, o protagonismo na infância e as ocupações das escolas por estudantes secundaristas nos últimos anos como uma notável revelação de protagonismo juvenil. No livreto, os autores ainda refletem sobre o protagonismo como construção coletiva e sobre o papel da escola diante dos desafios de um novo tempo.

Além da versão em português, o material também estará disponível em inglês e espanhol.

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