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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Nova parceria

  O Encontro da Equipe do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos –

CIEJA Campo Limpo   com o Manual do Currículo Global – Brasil (*) ]


Uma escola pública que já é aberta a todo mundo  (Vejahttp://porvir.org/porpessoas/dona-eda-escola-de-todo-mundo/20130819 )  pensa  agora   em colocar  a dimensão global  no seu currículo .  Tudo começou com a participação da    Diretora Eda Luiz  no lançamento , em setembro de  2013, do  Manual do Currículo Global- Formando cidadãos planetários em Escolas Brasileiras  . Nessa publicação ,  o  CECIP  (www.cecip.org.br  )  havia sistematizado   os resultados do Projeto Currículo Global   ( 2010- 2012), do qual participaram, no Brasil,  30 professores de 6 escolas paulistas. Eda- uma educadora  cuja missão é  semear sonhos e mudar histórias-  leu  as sequencias didáticas criadas pelos  educadores brasileiros e por seus colegas da Áustria, Benin, Reino Unido e República Checa ,  mostrando como é possível  conectar o currículo da escola básica  a  conceitos  planetários  como Justiça Social, Sustentabilidade, Direitos Humanos,  Cultura de Paz  e Interdependência,  desenvolvendo o pensamento crítico, a  empatia , a solidariedade ,  o respeito á diversidade -  e a capacidade de agir  localmente, pensando globalmente.  Tudo muito em sintonia com  o pensar e o  fazer  pedagógicos da instituição dirigida por Eda.   A Diretora decidiu,  então,  apresentar o Manual do Currículo Global  à equipe docente ,  para  inspirar   a proposta de trabalho a ser desenvolvida  em 2014.  

O Cieja Campo Limpo  é uma escola  pública de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo voltada à educação de jovens e adultos.  Existem outros 13 Ciejas na cidade – este fica  no bairro de Capão Redondo ,  distante  mais de uma hora  do centro da cidade , ensanduichado entre duas comunidades  carentes  . Nelas  , chefes  do tráfico de droga ( uma questão  que só pode ser equacionada articulando-se o local e  o global)  disputam espaço e clientela.  Os  1.300  alunos do Cieja  provém dessas duas  comunidades em conflito  :  a maioria são  jovens de  14 a 16 anos “expelidos” do ensino regular, muitos deles  egressos da Fundação Casa – mas  há também adultos entre 30 e 50 anos retornando aos estudos e  idosos, acima de 60 anos- incluindo-se aí uma senhora de 94 anos.  
Não é por acaso que o Cieja Campo Limpo foi escolhido para compor o livro de André Gravatá, Camila Paz, Carla Mayumi  e Eduardo Shimahara , “Viagem ao Mundo em 13 escolas – Sinais do Futuro no Presente” (http://educ-acao.com/baixe-gratuitamente-o-livro/ ).  Afinal, com seu espaço  de beleza simples e acolhedora,  onde árvores, flores, pessoas e até uma fonte convivem  em harmonia , o  Cieja  Campo Limpo é um exemplo de que escolas aprendentes,  pacíficas , podem existir em comunidades  que, no presente, ainda  são violentas .  No Cieja   educadores , animados pelas  ideias libertárias de  Paulo Freire ,  combate a violência  com  uma  formula eficaz :  confiança, respeito em relação a  todos ,  abertura incondicional ao outro em sua diferença.   As paredes  limpas e coloridas da escola falam de seus valores :  nelas estão desde  a famosa convocação de Gandhi , “Seja a Mudança que você quer ver no Mundo” ,  até   os princípios que inspiram o ensinar e aprender  : amor, bem estar, liberdade, respeito, responsabilidade , acolhimento, cuidado, transformação , confiança e alegria
Na tarde  de  12  de fevereiro de 2014,    encontrei-me com  a  Diretora,  a Coordenadora Pedagógica e  os professores do Cieja ,  para lhes entregar  10  exemplares do Manual do Currículo Global e   apresentar  o CECIP  ao grupo . Contei que a    instituição  foi fundada em 1986,  pelo arquiteto ,cartunista e escritor  Claudius  Ceccon , em  parceria com  educadores, comunicadores,  médicos, cientistas, cineastas, ativistas sociais , dentre os quais   o educador Paulo Freire  e o documentarista Eduardo Coutinho.  Destaquei que desde 2010  o CECIP está ajudando a disseminar no Brasil o conceito de Educação Global ( a dimensão planetária  da  Educação para a Cidadania.) . 
No diálogo que se seguiu, os professores compartilharam  o  significado  que atribuíam a  conceitos como  “Manual” , “Currículo Global”  e “Dimensão Global” .  Enquanto para alguns docentes “Manual” implica prescrição e obrigatoriedade de se seguir os procedimentos ali  descritos ,  para o CECIP “Manual” significa  registro de procedimentos e práticas realizadas com êxito por professores de escolas públicas,  que podem servir de inspiração para a construção de novos  procedimentos e práticas.    Outros professores interpretaram a expressão “Currículo Global”, como um Currículo que pretendesse globalizar  e uniformizar praticas educacionais  , desconsiderando-se  especificidades locais.   A essa concepção, se contrapôs a do CECIP e parceiros internacionais, que definem “currículo global” como um currículo  onde  está presente a “dimensão global” – ou seja, a consciência da interdependência  entre todas as culturas e seres humanos; da necessidade de  se  desenvolver empatia em relação aos diferentes na comunidade, no país e no mundo; de    compreender as causas globais dos problemas locais ; de   descobrir formas de intervir solidariamente , no nível  local , para superar questões globais que estão tornando insustentável a vida no planeta -  das mudanças climáticas  às injustiças sociais,    racismo,  consumismo,  e  violências.  
O diálogo prosseguiu , depois,   com a diretora e  o professor Billy   , psicopedagogo com especialidade em  deficiência intelectual,   que acolhe  há quase uma década  um grupo de pais e familiares de estudantes com necessidades especiais  que  variam   das provocadas pela  Síndrome de Down, às devidas à  cegueira e surdez- são 300 ao todo na escola . ( A  iniciativa , denominada Café Terapêutico  , já recebeu diversos prêmios e está sendo adotada por outras escolas : http://projetocafeterapeutico.blogspot.com.br/ ) .A Diretora Eda  contou um pouco da história do Cieja Campo Limpo, que se confunde com sua própria história de teimosia  na luta por uma educação pública  integral , inclusiva e transformadora- trajetória que já   a levou de aulas  e conversas com Paulo Freire  na década de 90 a  um encontro recente com Edgar Morin na Universidade de Paris-8 , convidada que foi  a falar sobre sua experiência em Educação de Adultos.
O encontro dos professores com a proposta de uma Educação com Dimensão  Global está apenas começando.  E o CECIP está à disposição  para continuar tecendo diálogos e  parcerias entre o Cieja e o mundo.
      
(*) Por Madza Ednir
Editora -Consultora Pedagógica
http://www.globalcurriculum.net
Educação Global para a Sustentabilidade - Brasil CECIP- Centro de Criação de Imagem Popular
www.cecip.org.br
S.Paulo- Rio- Brasil









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