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terça-feira, 26 de julho de 2011

Visita de parceiros .

Êda Luiz recebeu a visita de Educadores Comunitários do Aprendiz e Parceiros da Educação .

É sempre bom poder compartilhar experiências com  pessoas comprometidas com a educação .

Parceiros da Educação

Criada em 2006, a Parceiros da Educação é uma Associação sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários e escolas da rede pública.

A Parceiros da Educação leva à educação pública a experiência e determinação dos empresários para complementar o contínuo desenvolvimento da educação pública brasileira em direção a eficiência e orientação por resultado, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.

A Parceria potencializa os investimentos públicos nas Escolas, tornando-as mais capazes e produtivas, com um objetivo central: melhorar o aproveitamento escolar dos alunos.


Bairro Escola Aprendiz

O Bairro-Escola propõe uma integração das várias famílias e demais organizações educativas de um território, estabelecendo relações de confiança e apoio recíproco. Trata-se de um esforço em transformar o território em uma comunidade de aprendizagem onde todos participam, podem aprender e ensinar. Compreende-se assim que a educação não é tarefa única da escola, mas responsabilidade conjunta de todos, e que também ela não é restrita às fases da infância e juventude, mas um processo formativo e de aprendizagem que acompanha o sujeito ao longo de toda sua vida.

A construção de redes educativas territoriais cria condições adequadas para a prática da educação integral, uma educação que não se limita ao espaço escolar e possui uma visão integradora e sistêmica do processo de formação e transformação dos sujeitos. Por isso, os arranjos educativos locais não são simplesmente a soma de ações isoladas, mas o resultado de um plano pedagógico integrado do bairro. A articulação orientada de diferentes atores, recursos e espaços educativos situados num mesmo território permite não só o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre as diversas esferas de vida do sujeito, mas possibilita, principalmente, um aumento e uma diversificação significativa das ofertas educativas disponíveis.

O Bairro-Escola não é um modelo fechado, localista e desvinculado de políticas públicas nacionais, mas uma proposta de política educativa cuja realização depende fundamentalmente das condições econômicas, políticas, culturais e territoriais de cada lugar. É da trama tecida pelas especificidades locais com as políticas públicas que se dá o bairro-escola.

Assim, as redes sócio-educativas, bem como as experiências de educação integral que elas propiciam, podem ser altamente diferenciadas, pois variam de acordo com a dinâmica e a realidade particular de cada contexto.
    

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