Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto " Laços "

Após assistir um filme maravilhoso " O Primeiro da Classe - Sindrome de Tourette "  ( vejam sinopse abaixo ) nossa querida gestora Êda Luis, reuniu o grupo de professores e funcionários do CIEJA e nos apresentou o Projeto Laços .

"O projeto Laços cria novas possibilidades de relacionamento interpessoal e valorização humana ... o projeto proporcionará a formação contínua de toda a comunidade escolar ao longo  de todo o semestre, com laços que facilitem a aproximação entre os funcionários, fortalecendo  o trabalho em equipe ,a motivação e o comprometimento mútuo pelo sucesso  do centro ( CIEJA ) através do sucesso dos alunos e des eus profissionais ." ( Trecho retirado do projeto que foi entregue  para a equipe de profissionais do CIEJA ) .
 

Sinopse: Drama familiar sobre um homem com síndrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente professor. Inspirado em uma história verdadeira.
Esse filme é baseado em fatos reais, baseia-se na vida de Brad Cohen .



  
Brad Cohen nasceu com uma síndrome chamada Tourette, isto é, uma desordem caracterizada por tiques, espasmos ou vocalizações que ocorrem repetidamente.

Quando criança, seus pais se divorciaram, o que o fez fazer barulhos e ter espasmos musculares constantemente durante horas, até chegar ao ponto de uma amiga da família sugerir um exorcismo. Por sorte, sua mãe sempre compreendeu que seu filho não fazia isso por brincadeira ou para chamar a atenção, estando sempre ao seu lado, diferentemente das outras pessoas.

Uma vez seu professor da quinta série o obrigou a andar na frente da turma e se desculpar por todos os tiques e barulhos que fazia, e prometer que não faria de novo. “Eu sempre me senti a criança deixada de lado. Eu precisava de suporte e aceitação dos meus professores e não recebia isso. Daquele dia em diante eu sabia que eu queria ser um professor. Um que poderia oferecer o suporte e estar presente para cada criança”, conta Cohen. Aos 12 anos, sua mãe o diagnosticou com a Síndrome de Tourette através de pesquisa própria, e o levou para uma reunião de um grupo de suporte a pessoas com Tourette.

Depois de formado no ensino médio, ele foi estudar na Bradley University, onde se graduou com méritos em educação primária e se mudou para Atlanta e se inscreveu em inúmeras vagas de professor e foi rejeitado 24 vezes, antes de ser contratado pela Mountain View Elementary School. No primeiro dia de aula, explicou aos alunos sobre suas condições e foi plenamente aceito por todos, ganhando sua amizade e afeição. Houve apenas um caso de um pai retirando seu filho da escola, mas pedindo para rematriculá-lo semanas depois na turma do professor Cohen.

Em 1997, ele foi condecorado com o prêmio de professor do ano e escreveu

o livro “Front of the Class: How Tourette Syndrome Made Me the Teacher I Never Had”, que recebeu o prêmio de melhor livro educacional do ano e foi retratado no cinema com o nome “Front of the Class” (O Líder da Classe).

Hoje, Brad é supervisor da escola, podendo observar se outros professores estão dando o devido respeito aos alunos, e dá palestras sobre a Síndrome de Tourette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário