Nossa educanda Beatriz Jacobson Rodas Guimarães, paraguaia, fazendo o seu relato na participação em atividade sobre migrantes da DRE CL...Um orgulho tê-la como parte de nossa comunidade!!!!
Páginas
quinta-feira, 24 de junho de 2021
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Diálogos indígenas!
Ontem realizamos uma reunião com Emerson de Oliveira Souza, Indígena da Etnia Guarani Nhandeva e recém empossado assessor das Orientações Curriculares Indígenas da Cidade de São Paulo, para demonstrarmos a necessidade de resgate do nosso Encontro Indígena do CIEJA CL como experiência desde 2012 como contribuição para a rede municipal. Essa ação representa um esforço de construção conjunta de ações com os povos indígenas da cidade e do Brasil. Emerson pontuou a necessidade de incorporar a lei 11.645, as práticas pedagógicas, as impressões dos alunos dentro da proposta e seguidos em defesa de um currículo que contemple a matriz indígena na educação.
Sairá um livro????
Quer conhecer a dissertação de mestrado defendido por Emerson na FFLCH/USP no programa de Antropologia social? baixar arquivo
CIEJA CL rede "ESCOLAS2030" no seminário na FEUSP
O CIEJA CL participa de uma rede de escolas intitulada Escolas2030 (https://escolas2030.org.br/) que está presente em vários países no mundo e na próxima semana teremos um evento em parceria com a FEUSP em formato de seminário, as inscrições são até sexta-feira dia 25/06/2021.
Todos e todas são bem vindos e bem vindas, inclusive podem divulgar para quem quiser participar. Segue mais informações!
Parte das atividades do programa Escolas2030, programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, o encontro gratuito terá por objetivos:
- Possibilitar o compartilhamento de experiências educativas e pesquisas do campo da educação integral e transformadora com foco na inovação social, avaliação e pesquisa-ação;
- Estimular a formulação de projetos institucionais, criando assim a base universitária do ecossistema nacional capaz de elaborar estratégias para a efetiva transformação das políticas públicas e diretrizes da educação.
Não deixe de se inscrever para garantir a sua vaga!
Quer saber mais sobre o Escolas2030? Confira a matéria que saiu sobre o programa no Jornal da USP.
Nos vemos em breve,
Equipe do Escolas2030
terça-feira, 22 de junho de 2021
Vida corrida em nova sede!!!!
O Coordenador Geral do CIEJA CL Diego Elias visitou a nova sede do Projeto Vida Corrida que promove "a inclusão social, a saúde, a autoestima e a qualidade de vida dos moradores do Capão Redondo, através do esporte" Esse projeto tem nossa ex-aluna, ou melhor eterna companheira, Dona Neide Santos como fundadora. Vida Longa ao projeto VIDA CORRIDA!
A questão cognitiva e a arte, na pandemia, novas experiências
Os professores Gabriel e Helenice da SRM conjuntamente com o Prof. João de artes, testaram na manhã de hoje o processo artístico de trabalho em madeira através de galhos de cerejeira como possibilidade artística para desenvolvimento cognitivo e o enfrentamento das tensões ocasionadas pela pandemia.
Parabéns time!
Lançamento do livro sobre PANCs da Fundação Julita na turma confiança!
Após a nossa semana do meio ambiente já tradicional em junho e discussões sobre a temática, nossos estudantes do agrupamento Confiança tiveram um encontro virtual utilizando a plataforma Google Meet e seus respectivos tablets com a bióloga Luciana Buitron da Fundação Julita que veio nos apresentar o recém publicado livro PANC’s (plantas alimentícias não convencionais ou matos de comer). A atividade contou com muito papo sobre receitas , usos e nossa incrível diversidade de plantas encontradas inclusive no nossos territórios cotidianos da zona sul de São Paulo. A atividade foi mediada pela professora Mayara Félix e professor Luiz Fernando que já colocaram que haverá outras propostas de oficinas virtuais e presenciais para ampliar os nossos repertórios.
Professores responsáveis: Mayara e Luís Fernando (Turma Confiança - 5º e 6º períodos)
terça-feira, 15 de junho de 2021
A história de nosso querido Rodrigo Pacheco Alves
Estudei no CIEJA em 2007, no mesmo ano tive a felicidade de prestar o concurso para trabalhar em escola. Na foto abaixo eu e o colega de sala o Sr. Eurípedes, um cara fantástico na época com 82 anos e muito saber, participando do projeto "Adote uma Praça" onde fizemos a limpeza dessa praça no Jardim Lídia, plantamos árvores, pintamos o muro e escrevemos frases de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. O compartilhar ideias e saberes que entre os alunos fez com que eu entendesse um pouco mais sobre a cidade e conhecer as particularidades regionais do estado de São Paulo, já que sou migrante do Nordeste. Lembro que tínhamos uma colega de sala que sempre nos relatava histórias do Vale do Paraíba e para a minha surpresa quando fui fazer a prova do concurso caiu um texto bem extenso sobre essa região, certamente não teria acertado nenhuma questão senão tivesse ouvido atentamente os relatos dela. Uma alegria muito grande poder voltar a frequentar o CIEJA e continuar tendo a oportunidade de participar desse movimento gigantesco de humanidade e de busca incessante. Muito obrigado por existir e ter transformado a minha vida, um viva ao CIEJA Campo Limpo.
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Vamos juntos usar o TABLET?
Sabemos que o uso de tecnologia é um complicador na EJA, por isso o CIEJA CL está coletivamente auxiliando nossos educandos e educandas a interagir com esta ferramenta.
No Canal "Imprensa SEMPRE Jovem" os professores Rubens e Alexandre colocaram vários vídeos com as principais ajudas sobre a utilização do TABLET"
Orientações gerais sobre o uso do Tablet - CIEJA Campo Limpo
Orientações sobre o uso do Tablet - CIEJA Campo Limpo (Termo
de Empréstimo)
Dúvidas em utilizar procure seu professor ou sua professora!!!
quarta-feira, 9 de junho de 2021
Reunião com diretores do projeto UNIPERIFERIAS - CONEXÂO RJ/SP
Encontro de DIRETORES da REDE UNIPERIFERIAS
A melhoria da secretaria do CIEJA CL - "XÔ" COVID-19
Com a chegada da pandemia precisávamos repensar o espaço de atendimento de nossa comunidade, por isso mudamos a estrutura do balcão e a entrada da secretaria para aumentar a ventilação e diminuir os riscos de contaminação
Nossa comunidade merece!!!
O exercício da leitura de mundo: o extraclasse!
Uma das atividades mais significativas do CIEJA CL que todo educando e toda educanda tem contato é o extraclasse, com o objetivo de relacionar conhecimento entre teoria e prática, argumentar temas polêmicos, exercitar a leitura de mundo e o seu registro. Na pandemia as professoras Andressa e Juliana fizeram uma experiência com esta tarefa de maneira on-line e acreditem... na sexta-feira a noite!!!!
Parabéns comunidade CIEJA CL
terça-feira, 8 de junho de 2021
Poesia para alimentar a alma!!!
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Olha o NOSSO livro aí povo!!!!!!!
Salve comunidade CIEJA CL!!!
É com imenso prazer, que no centenário do educador Paulo Freire (1921/2021) divulgamos o NOSSO LIVRO “CIEJAs na Cidade de São Paulo: Identidades, Culturas e Histórias”.
O material é o registro sobre o histórico dos dezesseis Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos da cidade!!!!
Se você fez parte da nossa história tralhando, visitando, estudando ou simplesmente admirando esse é o nosso presente, o registro, MUITO OBRIGADO!!!!!!
Divulgue o máximo esse material para quem luta e defende o direito da EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS
Endereços eletrônicos especiais
Reportagem no site da SME do lançamento do livro:
https://bit.ly/3igseWW
Live oficial de lançamento do livro:
https://www.youtube.com/watch?v=yE5Y77ZIg6g
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/MIOLO_CIEJAs-na-Cidade_Capa-e-miolo-WEB4009.pdf
Nosso blog:
http://blogdociejacampolimpo.blogspot.com/
Sarau do Binho VIVE!!!
Na última semana tivemos a honra de realizar uma atividade com o Sarau do Binho de maneira virtual, e gostaríamos de agradecer o quanto foi gratificante esse processo que acabou sendo um homenagem/mulheragem às memórias afetivas de antes da pandemia que cada um teve no espaço do CIEJA CL.
Salve Sarau do Binho!!!!
Integrantes do Sarau do Binho em momento de abertura com o Coordenador Geral do CIEJA CL Diego Elias em uma mescla de presencial e remoto
Entrega dos TABLETS da PMSP
Em maio deste ano iniciamos a entrega dos Tablets para nossos educandos e educandas do CIEJA C. Tem sido um desafio tremendo pensar no direito a educação do jovem e do adulto na perspectiva da inclusão digital, todavia temos como princípio que todos devem ter o acesso e se comunicar com as professoras e o tablet deve ser entendido e utilizado para a garantia de acesso ao direito a educação.
Muito obrigado comunidade CIEJA CL, por mais dificuldades que se apresentam em nosso caminho, mostramos que juntos conseguimos vencer as adversidades e juntos vamos colher o fruto de nos comunicar com segurança em meio a pandemia!!!!
A defesa do papel dos gestores das escolas inovadoras, salve o CIEJA CL!
Mais um trabalho acadêmico defendido e tendo como protagonista o desenvolvimento das atividades do CIEJA CL. Nossa companheira Alcielle dos Santos pesquisou o papel do gestor dentro das perspectivas de desenvolvimento de nosso trabalho enquanto escola inovadora, assim como de outras escolas inovadoras. A defesa da tese de doutorado cujo título é O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DE GESTORES DE ESCOLAS INOVADORAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: INVESTIGAÇÃO E ENSINAMENTOS PARA A SUA FORMAÇÃO, foi orientada pela professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco, no Programa de Pós Graduação "Educação: Psicologia da Educação" da Pontifícia Universidade Católica PUC/SP.
Nosso muito obrigado Alcielle
Informações do Trabalho:
SANTOS, Alcielle dos. O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação. 2021. 230p. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
RESUMO Mudanças significativas, ou mesmo transformações, no campo da Educação requerem diferentes dimensões de análise. Considera-se, nesta tese, a necessidade de se implementar novos desenhos de escolas, mais ajustadas às necessidades do século XXI. Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo investigar e compreender o movimento identitário de gestores pedagógicos, considerando os demais atores da rede sociotécnica da escola e sua expansão dentro de territórios específicos. Esses gestores exerceram função de direção em três escolas inovadoras da cidade de São Paulo e foram estudados em termos da sua constituição (formação e profissionalidade) e dos processos de gestão de suas escolas. A polissemia do termo inovação é trazida desde a introdução, de forma a contextualizar a escolha pelo termo “inovação educativa”. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, como estudo que reuniu etapas de observação, observação participante e pesquisa-ação. O cenário de cada uma das escolas de atuação dos gestores foi detalhado a partir de pesquisa documental e observações de campo. Para estudo do movimento identitário dos gestores, além destas escolhas metodológicas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O movimento identitário dos gestores foi abordado a partir de Dubar (2005; 2009), considerando-se também, Placco (2008; 2010). Como referenciais teóricos de análise, adotou-se ainda a Sociologia da Tradução, de Callon (1980) e Latour (2000) e o Pensamento Complexo de Morin (2013). As trajetórias de gestão de escolas foram consideradas segundo: gestão, currículo, metodologia, ambiente e intersetorialidade, critérios estabelecidos pela Iniciativa para Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação, em 2015, abordada em diálogo com autores como Carbonell (2002), Singer (2017; 2018; 2019), Ghanem Júnior (2013) e Tavares (2019; 2020), que discutem a inovação educativa na escola. A análise dos dados, à luz dos referenciais teóricos, apresenta resposta à questão central: qual a relação entre inovação e movimento identitário dos gestores desses processos e o que a caracteriza? Como resultado, constatouse que a atuação dos gestores pedagógicos como tradutores da inovação foi fundamental para a constituição de redes sociotécnicas que tiveram suas escolas como referências. Observou-se grande potencial de expansão territorial, a partir da intersetorialidade com outros equipamentos sociais das áreas de educação, cultura, saúde e assistência social dos bairros onde se localizam, para que possam estimular outros processos de inovação educativa. Assim, considera-se fundamental a investigação de práticas consolidadas como de sucesso, do ponto de vista da gestão, como experiências que geram ensinamentos para outras redes. Por fim, propõe-se que essas realizações tenham o apoio de políticas públicas que, além de reconhecê-las como experiências inovadoras, aproveitem o potencial formativo e de liderança de seus gestores, como atores que traduziram diferentes lógicas para enunciados comuns, o que tornou possível a inovação em suas escolas. Palavras-chave: Gestão; Movimento identitário. Inovação educativa. Sociologia da Tradução. Pensamento complexo.
quinta-feira, 3 de junho de 2021
A defesa da inclusão do jovem e do adulto com deficiência no CIEJA CL
É com imenso prazer que tornamos público a divulgação da defesa de mestrado no programa de Pós Graduação em Educação, História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP de nossa educadora Kelly Almeida Santos, cujo título é "DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ingresso e progressão de alunos do CIEJA-Campo Limpo, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo" que foi realizada no dia 15/04/2021.
Educadora no CIEJA CL desde o ano de 2017, Kelly Almeida Santos, se apaixonou por nossos educandos e se lançou na pós-graduação para nos auxiliar no tratamento da temática e na luta por uma verdadeira inclusão do jovem e do adulto com deficiência.... PARABÉNS!!!!!!!!!