Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Participação migrante



Nossa educanda Beatriz Jacobson Rodas Guimarães, paraguaia, fazendo o seu relato na  participação em atividade sobre migrantes da DRE CL...Um orgulho tê-la como parte de nossa comunidade!!!!




Dona Beatriz (CIEJA CL), Luana (DIPED/DRE CL) e Prof° Rubens (CIEJA CL) 


quarta-feira, 23 de junho de 2021

Diálogos indígenas!

Ontem realizamos uma reunião com Emerson de Oliveira Souza, Indígena da Etnia Guarani Nhandeva e recém empossado assessor das Orientações Curriculares Indígenas da Cidade de São Paulo, para demonstrarmos a necessidade de resgate do nosso Encontro Indígena do CIEJA CL como experiência desde 2012 como contribuição para a rede municipal. Essa ação representa um esforço de construção conjunta de ações com os povos indígenas da cidade e do Brasil. Emerson pontuou a necessidade de incorporar a lei 11.645, as práticas pedagógicas, as impressões dos alunos dentro da proposta e seguidos em defesa de um currículo que contemple a matriz indígena na educação. 


 Sairá um livro????



Quer conhecer a dissertação de mestrado defendido por Emerson na FFLCH/USP no programa de Antropologia social?  baixar arquivo

CIEJA CL rede "ESCOLAS2030" no seminário na FEUSP

 O CIEJA CL participa de uma rede de escolas intitulada Escolas2030 (https://escolas2030.org.br/) que está presente em vários países no mundo e na próxima semana teremos um evento em parceria com a FEUSP em formato de seminário, as inscrições são até sexta-feira dia 25/06/2021.


Todos e todas são bem vindos e bem vindas, inclusive podem divulgar para quem quiser participar.  Segue mais informações! 


Está quase chegando o encontro Educação Integral, Inovação, Pesquisa e Formação Docente - Experiências em Andamento e Projetos a Realizar, que acontece nos dias 29 e 30 de junho de 2021! 

Parte das atividades do programa Escolas2030, programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, o encontro gratuito terá por objetivos:
  • Possibilitar o compartilhamento de experiências educativas e pesquisas do campo da educação integral e transformadora com foco na inovação social, avaliação e pesquisa-ação;
  • Estimular a formulação de projetos institucionais, criando assim a base universitária do ecossistema nacional capaz de elaborar estratégias para a efetiva transformação das políticas públicas e diretrizes da educação.

Não deixe de se inscrever para garantir a sua vaga!  

Quer saber mais sobre o Escolas2030? Confira a matéria que saiu sobre o programa no Jornal da USP.

Nos vemos em breve,

Equipe do Escolas2030







terça-feira, 22 de junho de 2021

Vida corrida em nova sede!!!!

O Coordenador Geral do CIEJA CL Diego Elias visitou a nova sede do  Projeto Vida Corrida  que promove  "a inclusão social, a saúde, a autoestima e a qualidade de vida dos moradores do Capão Redondo, através do esporte" Esse projeto tem nossa ex-aluna, ou melhor eterna companheira, Dona Neide Santos como  fundadora. Vida Longa ao projeto VIDA CORRIDA!



Dona Neide cheia de energia!!!!







Nova sede do projeto VIDA CORRIDA da nossa Ex-aluna Neide Santos 



Quer conhecer mais o projeto?





A questão cognitiva e a arte, na pandemia, novas experiências

Os professores Gabriel e Helenice da SRM conjuntamente com o Prof. João de artes, testaram na manhã de hoje o processo artístico de trabalho em madeira  através de galhos de cerejeira como possibilidade artística para desenvolvimento cognitivo e o enfrentamento das tensões ocasionadas pela pandemia. 


Parabéns time!






Lançamento do livro sobre PANCs da Fundação Julita na turma confiança!

 Após a nossa semana do meio ambiente já tradicional em junho e discussões sobre a temática, nossos estudantes do agrupamento Confiança tiveram um encontro virtual utilizando a plataforma Google Meet e seus respectivos tablets com a bióloga Luciana Buitron da Fundação Julita que veio nos apresentar o recém publicado livro PANC’s (plantas alimentícias não convencionais ou matos de comer). A atividade contou com muito papo sobre receitas , usos e nossa incrível diversidade de plantas encontradas inclusive no nossos territórios cotidianos da zona sul de São Paulo. A atividade foi mediada pela professora Mayara Félix e professor Luiz Fernando que já colocaram que haverá outras propostas de oficinas virtuais e presenciais para ampliar os nossos repertórios.


Professores responsáveis: Mayara e Luís Fernando (Turma Confiança - 5º e 6º períodos) 


Baixar o livro




Encontro On-line 




Registro do livro

Muito obrigado Fundação Julita e a todos e todas que fizeram a atividade acontecer!!


terça-feira, 15 de junho de 2021

A história de nosso querido Rodrigo Pacheco Alves

 

Estudei no CIEJA em 2007, no mesmo ano tive a felicidade de  prestar  o concurso para trabalhar em escola. Na foto abaixo eu e o colega de sala o Sr. Eurípedes, um cara fantástico na época com 82 anos e muito saber, participando do projeto "Adote uma Praça" onde fizemos a limpeza dessa praça no Jardim Lídia, plantamos árvores, pintamos o muro e escrevemos frases de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. O compartilhar ideias e saberes que entre os alunos  fez com que  eu entendesse um pouco mais sobre a cidade e conhecer as particularidades regionais do estado de São Paulo,  já que sou migrante do Nordeste. Lembro que tínhamos uma colega de sala que sempre nos relatava histórias do Vale do Paraíba e para a minha surpresa quando fui fazer a prova do concurso caiu um texto bem extenso sobre essa região, certamente não teria acertado nenhuma questão senão tivesse ouvido atentamente os relatos dela. Uma alegria muito grande poder voltar a frequentar o CIEJA e continuar tendo a oportunidade de participar desse movimento gigantesco de humanidade e de busca incessante. Muito obrigado por existir e ter transformado a minha vida, um viva ao CIEJA Campo Limpo.



Rodrigo e o Senhor Eurípedes


Rodrigo enquanto aluno e o seu cuidado com a praça do Jd. Lídia


Hoje Rodrigo na Secretaria




Quer conhecer mais a história do Rodrigo?

Assista o seu depoimento  nos minutos iniciais da atividade de sensibilização do início do ano 






sexta-feira, 11 de junho de 2021

Vamos juntos usar o TABLET?

 

    Sabemos que o uso de tecnologia é um complicador na EJA, por isso o CIEJA CL está coletivamente auxiliando nossos educandos e educandas a interagir com esta ferramenta. 


    No Canal "Imprensa SEMPRE Jovem" os professores Rubens e Alexandre colocaram vários vídeos com as principais ajudas sobre a utilização do TABLET"



Orientações gerais sobre o uso do Tablet - CIEJA Campo Limpo



Orientações sobre o uso do Tablet - CIEJA Campo Limpo (Termo de Empréstimo)



O Kit que vem com o Tablet



CHIP BLOQUEADO - O quê fazer?



Dúvidas em utilizar procure seu professor ou sua professora!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Reunião com diretores do projeto UNIPERIFERIAS - CONEXÂO RJ/SP

 Encontro de DIRETORES da REDE UNIPERIFERIAS



•Dia 09 de junho( quarta-feira) das 15:00 às 16:40, via plataforma do zoom da Uniperiferias.

Convidados/as: Somente a gestão da escola pública, parceira do Instituto Unibanco  e os/as pesquisadores/as da Educação Básica e a coordenação da pesquisa da Uniperiferias.

•Resumo da atividade: Essa atividade está inserida na preocupação e na perspectiva do cuidado e da escuta da Uniperiferias com nossos parceiros e parceiras nesse momento de pandemia da Covid19 em nosso país e na possibilidade de trocar  suas ações e dificuldades neste momento tão delicado e voraz em nossas vidas .  

•A justificativa dessa roda de conversa, se dá a partir das reflexões realizadas com estudantes, professores/as, gestores/as  e pesquisadores/as que atuam cotidianamente em escolas e produzem trabalhos de investigação  da Uniperiferias sobre as questões raciais e de gênero na educação pública, esta roda de conversa on-line , pretende acolher e refletir algumas dimensões desse processo de pandemia da covid19 na gestão da escola pública ,nesse momento do ensino remoto.  A proposta é compreendermos  a realidade escolar de cada gestão parceira da Uniperiferias, no tocante à evasão de jovens e crianças, a pressão vinda de todos os lados nesse processo pedagógico e administrativo  e caminhos encontrados e possíveis para soluções dessas demandas da educação pública brasileira nesse período.  





A melhoria da secretaria do CIEJA CL - "XÔ" COVID-19

     Com a chegada da pandemia precisávamos repensar o espaço de atendimento de nossa comunidade, por isso mudamos a estrutura do balcão e a entrada da secretaria para aumentar a ventilação e diminuir os riscos de contaminação


Nossa comunidade merece!!!






O exercício da leitura de mundo: o extraclasse!

Uma das atividades mais significativas do CIEJA CL que todo educando e toda educanda tem contato é o extraclasse, com o objetivo de relacionar conhecimento entre teoria e prática, argumentar temas polêmicos, exercitar a leitura de mundo e o seu registro. Na pandemia as professoras Andressa e Juliana fizeram uma experiência com esta tarefa de maneira on-line e acreditem... na sexta-feira a noite!!!!


Parabéns comunidade CIEJA CL






Uma educação que transforma!!!



terça-feira, 8 de junho de 2021

Poesia para alimentar a alma!!!


Nesta terça-feira chuvosa,  recebemos calorosamente o Sarau do Binho com a turma de Liberdade  do período da tarde, obrigado pela participação!!!!







sexta-feira, 4 de junho de 2021

Olha o NOSSO livro aí povo!!!!!!!

Salve comunidade CIEJA CL!!!


É com imenso prazer, que  no centenário do educador Paulo Freire (1921/2021) divulgamos o NOSSO  LIVRO “CIEJAs na Cidade de São Paulo: Identidades, Culturas e Histórias”.

O material é o registro sobre o histórico dos dezesseis Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos da cidade!!!!

Se você fez parte da nossa história tralhando, visitando, estudando ou simplesmente admirando esse é o nosso presente, o registro,  MUITO OBRIGADO!!!!!!


Divulgue o máximo esse material para quem luta e defende o direito da EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS 


Endereços eletrônicos especiais 


Reportagem no site da SME do  lançamento do livro: 

https://bit.ly/3igseWW




Imagens da live de lançamento do livro dos CIEJA's


Live oficial de lançamento do livro:

https://www.youtube.com/watch?v=yE5Y77ZIg6g




Endereço para baixar o livro: 

https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/MIOLO_CIEJAs-na-Cidade_Capa-e-miolo-WEB4009.pdf


Nosso blog:

http://blogdociejacampolimpo.blogspot.com/

Sarau do Binho VIVE!!!

 Na última semana tivemos a honra de realizar uma atividade com o Sarau do Binho de maneira virtual, e gostaríamos de agradecer o quanto foi gratificante esse processo que acabou sendo um homenagem/mulheragem às memórias afetivas de antes da pandemia que cada um teve no espaço do CIEJA CL.


Salve Sarau do Binho!!!!


Integrantes do Sarau do Binho em momento de abertura com o Coordenador Geral do CIEJA CL Diego Elias em uma mescla de presencial e remoto


Muitas lembranças, muita poesia




Uma lembrança de Tula Pilar, importante poetisa do Sarau do Binho e nossa Referência de ativismo cultural, negro e periférico!!!






Entrega dos TABLETS da PMSP

Em maio deste ano iniciamos a entrega dos Tablets para nossos educandos e educandas do CIEJA C. Tem sido um desafio tremendo pensar no direito a educação do jovem e do adulto na perspectiva da inclusão digital, todavia temos como princípio que todos devem ter o acesso e se comunicar com as professoras e o tablet deve ser entendido e utilizado para a garantia de acesso ao direito a educação.

Muito obrigado comunidade CIEJA CL, por mais dificuldades que se apresentam em nosso caminho, mostramos que juntos conseguimos vencer as adversidades e juntos vamos  colher o fruto de nos comunicar com segurança em meio a pandemia!!!!



Encontro remoto com a turma liberdade com as professora Diana e Elaine!!!!

Teste de sincronicidade do tablet com, celulares e computadores da turma acolhimento, 
com as professoras Marta e Geni.




Encontro para demonstrar a utilização dos tablets na turma acolhimento com os professores André e a  Professora Kelly


Encontro remoto com a turma Confiança com os professores Luiz Fernando e com a Professora Mayara

A defesa do papel dos gestores das escolas inovadoras, salve o CIEJA CL!

Mais um trabalho acadêmico defendido e tendo como protagonista o desenvolvimento das atividades do CIEJA CL. Nossa companheira Alcielle dos Santos pesquisou o papel do gestor dentro das perspectivas de desenvolvimento de nosso trabalho enquanto escola inovadora, assim como de outras escolas inovadoras. A defesa da tese de doutorado cujo título é O MOVIMENTO IDENTITÁRIO DE GESTORES DE ESCOLAS INOVADORAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: INVESTIGAÇÃO E ENSINAMENTOS PARA A SUA FORMAÇÃO, foi orientada pela professora Doutora Vera Maria Nigro de Souza Placco, no  Programa de Pós Graduação "Educação: Psicologia da Educação" da Pontifícia Universidade Católica PUC/SP.



Nosso muito obrigado Alcielle




Imagem do momento da defesa realizada no dia 28/04/2021




Informações do Trabalho: 


SANTOS, Alcielle dos. O movimento identitário de gestores de escolas inovadoras da cidade de São Paulo: investigação e ensinamentos para a sua formação. 2021. 230p. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.



 RESUMO Mudanças significativas, ou mesmo transformações, no campo da Educação requerem diferentes dimensões de análise. Considera-se, nesta tese, a necessidade de se implementar novos desenhos de escolas, mais ajustadas às necessidades do século XXI. Esta pesquisa, portanto, teve como objetivo investigar e compreender o movimento identitário de gestores pedagógicos, considerando os demais atores da rede sociotécnica da escola e sua expansão dentro de territórios específicos. Esses gestores exerceram função de direção em três escolas inovadoras da cidade de São Paulo e foram estudados em termos da sua constituição (formação e profissionalidade) e dos processos de gestão de suas escolas. A polissemia do termo inovação é trazida desde a introdução, de forma a contextualizar a escolha pelo termo “inovação educativa”. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, como estudo que reuniu etapas de observação, observação participante e pesquisa-ação. O cenário de cada uma das escolas de atuação dos gestores foi detalhado a partir de pesquisa documental e observações de campo. Para estudo do movimento identitário dos gestores, além destas escolhas metodológicas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O movimento identitário dos gestores foi abordado a partir de Dubar (2005; 2009), considerando-se também, Placco (2008; 2010). Como referenciais teóricos de análise, adotou-se ainda a Sociologia da Tradução, de Callon (1980) e Latour (2000) e o Pensamento Complexo de Morin (2013). As trajetórias de gestão de escolas foram consideradas segundo: gestão, currículo, metodologia, ambiente e intersetorialidade, critérios estabelecidos pela Iniciativa para Inovação e Criatividade, do Ministério da Educação, em 2015, abordada em diálogo com autores como Carbonell (2002), Singer (2017; 2018; 2019), Ghanem Júnior (2013) e Tavares (2019; 2020), que discutem a inovação educativa na escola. A análise dos dados, à luz dos referenciais teóricos, apresenta resposta à questão central: qual a relação entre inovação e movimento identitário dos gestores desses processos e o que a caracteriza? Como resultado, constatouse que a atuação dos gestores pedagógicos como tradutores da inovação foi fundamental para a constituição de redes sociotécnicas que tiveram suas escolas como referências. Observou-se grande potencial de expansão territorial, a partir da intersetorialidade com outros equipamentos sociais das áreas de educação, cultura, saúde e assistência social dos bairros onde se localizam, para que possam estimular outros processos de inovação educativa. Assim, considera-se fundamental a investigação de práticas consolidadas como de sucesso, do ponto de vista da gestão, como experiências que geram ensinamentos para outras redes. Por fim, propõe-se que essas realizações tenham o apoio de políticas públicas que, além de reconhecê-las como experiências inovadoras, aproveitem o potencial formativo e de liderança de seus gestores, como atores que traduziram diferentes lógicas para enunciados comuns, o que tornou possível a inovação em suas escolas. Palavras-chave: Gestão; Movimento identitário. Inovação educativa. Sociologia da Tradução. Pensamento complexo.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

A defesa da inclusão do jovem e do adulto com deficiência no CIEJA CL

 É com imenso prazer que tornamos público a divulgação da defesa de mestrado no programa de Pós Graduação  em Educação, História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP de nossa educadora Kelly Almeida Santos, cujo título é "DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ingresso e progressão de alunos do CIEJA-Campo Limpo, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo" que foi realizada no dia 15/04/2021. 


Educadora no CIEJA CL desde o ano de 2017, Kelly Almeida Santos, se apaixonou por nossos educandos e se lançou na pós-graduação para nos auxiliar no tratamento da temática e na luta por uma verdadeira inclusão do jovem e do adulto com deficiência.... PARABÉNS!!!!!!!!!




A imagem dos parabéns direto da defesa!!!!!