Páginas

domingo, 16 de abril de 2017

Café Terapêutico - festa de 9 anos

A festa de 9 anos está chegando.
Com muito orgulho estamos caminhando para a grande festa de 9 anos do projeto Café Terapêutico - Grupo de pais, alunos e amigos em busca de uma sociedade realmente inclusiva.

 
Nesta edição teremos como tema principal
" O fazer inclusivo ".

Mostraremos experiências de pessoas que tomaram iniciativas e se tornaram protagonistas de suas histórias com relação à inclusão de seus filhos, amigos e parentes.
 
Pessoas que se prontificam a ajudar o próximo  a melhorar e a fazer de suas experiências pessoais um exemplo de inclusão.
 
 
Presenças confirmadas:
 
Amiga e parceira do CIEJA Campo Limpo, é jornalista, pós graduada em ciência política, artista ( música, teatro, dança ).

Leonora frequentemente participa em programas de televisão em debates com celebridades e personagens do mundo da política sobre assuntos diversos .

É ativista da causa GLBT.

Realiza ações solidárias variadas com o intuito de melhorar a condição social de pessoas e grupos em  situação de vulnerabilidade.

Faz de sua história de vida e realização profissional um belo exemplo de não exclusão.



 
 

   A Galera do Click é um projeto que, há 4 anos, ensina fotografia para jovens com síndrome de Down. A inspiração para juntar essa galera na arte de conservar um momento em uma imagem veio de um jovem chamado Felipe, de 24 anos. ‘Fê’ é o filho do meio da fotógrafa Sandra Reis e é também o primeiro judoca faixa preta com síndrome de Down de São Paulo. “Felipe foi criado na ‘utopia da inclusão’: escola regular, academia de treino regular, mas quando chegava o final de semana e os amigos iam se divertir, não havia convites para ‘diferentes’ como ele”, conta Sandra. Como ela passava os finais de semana trabalhando, decidiu ensiná-lo a fotografar, para que pudesse acompanhá-la nos eventos.
Nesses lugares públicos, pais e mães de outros jovens com Down se surpreendiam com a habilidade demonstrada por Felipe ao manejar a câmera. “Basta ter alguém que os ensine”, explicava Sandra. Foi então que ela teve um “click” e decidiu dar aulas para esse público em seu estúdio. Ao mesmo tempo que “empoderava” jovens com a mesma condição genética de seu filho, ela ampliava a todos a possibilidade de ter um hobbie ou conhecimento a mais que poderia se tornar uma profissão, e amizades para se sentirem, de fato, incluídos.

O primeiro trabalho foi um calendário do ano de 2013,com os próprios alunos posando nas fotos. Eram 20 ao todo e mais um bebezinho. Hoje 69 jovens alunos compõem a simpática Galera do Click e já preparam o Calendário 2018. Sandra trabalha de forma voluntária, e devido ao grande número de alunos, teve a necessidade de estruturar melhor o espaços como banheiros, comprar novos equipamentos, remunerar monitores e dar sustentabilidade ao projeto. “A fim de captar recursos estruturei uma ONG através da qual buscarei eventos empresariais para palestras e, principalmente, para que a Galera do Click possa fotografar profissionalmente e mostrar o bonito trabalho que fazem.
 
 
Rodrigo Del Arc


Rodrigo Louis 'Del Arc' Fernandes, amigo e parceiro do CIEJA Campo Limpo com participações no Café Terapêutico musical\ motivacional, mais conhecido como Rodrigo Del Arc, é um cantor e compositor, artista licenciado, ator, modelo, locutor, filantrópico e produtor artístico cujo estilo incorpora a mistura de elementos rítmicos brasileiros com o rock, o pop e a bossa nova em canções predominantemente românticas.
Lançou dois discos que foram licenciados prensados e distribuídos no Japão e na Coréia do Sul. Em 2010 a música “A Place To Remind” foi incluída na trilha do K. Drama “Athena 2” série reprisada no Japão, em 2011.
Na televisão aberta, participou em programas pela MTV Brasil e atua em filmes publicitários veiculados também em muitos países tornando seu rosto reconhecível publicamente.


CRESCENDO JUNTOS





 
 O grupo de mães se uniu pela inclusão de seus filhos e assim nasceu  o "Crescendo Juntos" .
Descobriram que não existe terapia melhor do que levarem seus filhos para passear em parques,  teatros, cinemas, shoppings, entre outros para que eles tenham contato com pessoas
diferentes e iguais a eles..
O objetivo do grupo " Crescendo Juntos " é a interação com a sociedade quebrando assim paradigmas e preconceitos mostrando que é possível uma convivência saudável das crianças
com ou sem síndrome de down .
 
Adriana Marques dos Santos
 
 
Amiga e ex aluna do CIEJA Campo Limpo, participa de eventos variados sobre inclusão ( feiras, plenárias, debates, buscando assim estar sempre atualizada sobre as questões que dizem respeito à inclusão de pessoas com deficiência.
Atualmente descobriu o prazer e os benefícios da prática esportiva para pessoas com deficiência.
 
 
 
.


Café Terapêutico : A festa de 9 anos está chegando.

Café Terapêutico : A festa de 9 anos está chegando.: Com muito orgulho estamos caminhando para a grande festa de 9 anos do projeto Café Terapêutico - Grupo de pais, alunos e amigos em busca de...

Olhares de atenção para os jovens



Com a crescente entrada dos jovens na educação de jovens e adultos, principalmente no CIEJA Campo Limpo, resolvemos desde o ano de 2015 ter um olhar diferenciado para esse público e suas demandas. Desde o ano passado professores (as) se empenham em propor atividades e diálogos  com o jovens, resultando neste ano em conversas que resultarão, num primeiro momento, em um evento pensado, proposto e elaborado pelos jovens no dia 20-04... por isso aguardem os resultados!!!!

CENPEC - Entrevista Alfabetizadora do CIEJA Campo Limpo



Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo CIEJA Campo Limpo, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) se debruçou nas atividades desenvolvidas pela escola e realizou algumas  entrevistas com a alfabetizadora Márcia Balieiro para compreender de maneira abrangente como se dá o processo de alfabetização por aqui. Muito obrigado Márcia por nos representar e ao CENPEC por acreditar em nosso trabalho.


Maiores informações do CENPEC


Vinte e oito anos em defesa da educação. O Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987.
Tem como objetivos o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público.
O Cenpec atua em parceria com a escola pública, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.



sexta-feira, 7 de abril de 2017

Martinha e Naloana Lima do Grupo Clariô de teatro no CIEJA Campo Limpo

No último dia 23/03/2017 tivemos a honra de ter em nossa escola duas grandes atrizes da cultura periférica, Martinha e Naloana Lima do Grupo Clariô de Teatro, contando um pouco mais de suas trajetórias e anseios de mulheres negras periféricas!!!








quarta-feira, 5 de abril de 2017

Doutorado sobre o CIEJA Campo Limpo - 2017

Jonson Ney Dias da Silva Professor da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e Doutorando do programa de Pós-Graduação  em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro  sob a orientação da Professora Ana Paula dos Santos Malheiros, faz sua pesquisa sobre como os professores de matemática dialogam com as tecnologias na educação de jovens e adultos. O pesquisador ficou conosco no mês de março para vivenciar a proposta do CIEJA Campo Limpo. 

 



segunda-feira, 3 de abril de 2017

1ª Aula pública do CIEJA Campo Limpo no Metrô Capão Redondo 30/03/2017



Na última quinta-feira dia 30/03/2017, a comunidade do CIEJA Campo Limpo fez uma atividade inédita nos seus 19 anos de atuação no Capão Redondo, passeata com música e gritos de ordem em todos os períodos em direção ao pátio do Metrô Capão Redondo para a primeira aula pública de nossa escola.
Como preparativo para esta atividade no mês de Março, nas salas,  toda a comunidade do CIEJA Campo Limpo se debruçou sobre a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e  a proposta de Terceirização, para na aula pública expor para a população todo o conhecimento adquirido com a pesquisa. Teve de tudo, cartazes,  dramatização, rap, leitura, protesto, enfim... foi enriquecedor!!!





Vídeo feito pela TV DOC Capão, que generosamente cobriu o evento, muito obrigado pela parceria!!!