Páginas

quarta-feira, 29 de março de 2017

Teatro da Turma TRANSFORMAÇÃO (CH)

Esta quinta-feira já começou com força, alunos e professores da turma Transformação (CH) apresentam para a escola peça de teatro contando a história do SUS (sistema único de saúde), suas complicações, assim como a problemática atual da previdência. 

terça-feira, 28 de março de 2017

Espaço Psicoarte no CIEJA Campo Limpo

O CIEJA Campo Limpo com a vinda da Professora de artes Kelly Almeida, ganhou além de uma profissional formada em psicopedagogia, sua disposição em propor um espaço em nossa unidade para pensar questões pertinentes ao assunto, auxiliando alunos na superação das suas dificuldades. 

Mais informações do projeto: 


CIEJA – CL - ESPAÇO PSICOARTE
PSICOPEDAGOGIA E ARTETERAPIA

FRASE GERADORA DO PROJETO:
 “Não sabemos por qual motivo um educando permanece tanto tempo em um agrupamento”.
Psicopedagogia/arteterapia
 Com base neste questionamento foi pensado um trabalho psicopedagógico e arteterapêutico, voltado para a educação de Jovens e Adultos, com o intuito de trabalhar individualmente com os educandos que apresentem dificuldades de aprendizagem, transtornos, deficiências ou bloqueios, oferecendo-lhes um olhar diferenciado.

 Público Alvo
Educandos que permanecem no mesmo módulo por vários anos e não apresentam o desenvolvimento escolar esperado.


 
 

Visita dos professores do CIEJA CL ao CIEJA Parelheiros

Tivemos a oportunidade de fazer uma visita ao CIEJA Parelheiros para troca de informações e experiências que nos ajudem a identificar melhorias em nossas atividades e o conhecimento de parceiros na luta.



 

sexta-feira, 24 de março de 2017

Atividades extras edificantes!!!

Nesta última quinta-feira tivemos a oportunidade de ter um dia diferenciado em nossa escola, na parte da manhã tivemos a atriz Martinha do Grupo Clariô de teatro, assim como sua Companheira de grupo Naloana Lima na parte da tarde. Ambas contaram como iniciaram no teatro, o que é ser mulher negra na periferia e como visualizam a conjuntura atual para as mulheres.

Martinha do Grupo Clariô de Teatro


Naloana Lima do Grupo Clariô de Teatro 

Na parte da noite, levamos um  ônibus com nossos alunos para assistirem a peça "Farinha com Açucar" no Sesc Campo Limpo, enquanto na escola tivemos a inauguração do nosso CINE-CIEJA!!!




Exposição do DOC "Nós, Carolinas" na inauguração do CINE-CIEJA

Visita do SENAC JABAQUARA

Professores e representantes do SENAC-Jabaquara, estiveram em nossa unidade para saber como funciona o processo de educação diferenciada proporcionado pelo CIEJA Campo Limpo, para trocarmos experiências e parcerias.

 
REGISTRO DA VISITA, PELA EQUIPE DO SENAC-JABAQUARA


Aula inaugural do Cursinho Popular do Capão!


No último sábado tivemos em nossa escola, a aula inaugural do Cursinho Popular do Capão, com o objetivo de fazer os alunos eliminarem o ensino médio e também a comunidade como um todo se preparar para o ENEM através de aulas diferenciadas com professores voluntários.









Proposta de meditação no CIEJA Campo Limpo


Paula Shurt com proposta de interação por meio da meditação com os professores do CIEJA CL.



Apresentação do Documentário "Nós, Carolinas"

Tivemos a oportunidade em nossa escola de receber a exibição do Documentário "Nós, Carolinas" do grupo "Nós, mulheres da Periferia".




Mais sobre o documentário

O documentário "Nós Carolinas" é resultado de um conjunto de entrevistas realizado pelo Coletivo Nós, mulheres da periferia em 2015, no âmbito do Projeto Desconstruindo Estereótipos - Eu, mulher da periferia na mídia, que consistiu na realização de oficinas de comunicação a mais de 100 mulheres, de 17 a 93 anos, dos bairros do Campo Limpo (ZS), Capão Redondo (ZS), Jardim Romano (ZL), Jova Rural (ZN), Guaianazes (ZL) e Perus (Noroeste) e, posteriormente, entrevistas aprofundadas com nove delas. Em 2015, o coletivo produziu a exposição QUEM SOMOS [ POR NÓS] com as fotos e telas feitas pelas mulheres, que ficou no Centro Cultural da Juventude durante um mês.

Destas, quatro histórias foram selecionadas para o documentário: D. Carolina, Renata, Joana e Tarsila, que contam o que "é ser mulher da periferia" sob quatro diferentes ângulos, passando por assuntos como a desigualdade de classe, racismo, maternidade, mostrando os desafios de ser mulher nas pontas da cidade e como elas querem ser vistas pela sociedade.

Sobre o Coletivo

O coletivo Nós, mulheres da periferia é formado por seis jornalistas e uma designer, todas moradoras de bairros da periferia do município de São Paulo e por meio de um site e redes sociais produz e divulga conteúdo sobre e para as mulheres da periferia de São Paulo. O coletivo propõe reduzir o espaço vazio existente na imprensa e a falta de representatividade, buscando mais protagonismo e visibilidade. A proposta do coletivo é construir um espaço com informações que extrapolem a questão de gênero a atinja o campo social e étnico.


quinta-feira, 16 de março de 2017

Microfone aberto no CIEJA Campo Limpo

Com a vinda do MC Robsoul para compor a equipe docente do CIEJA Campo Limpo, efetivamos um desejo, o de deixar o microfone aberto para aqueles que querem rimar e soltar seus protestos!!!!
Salve!!!!!



Café Terapêutico

O primeiro encontro do Café Terapêutico deste ano contou com a participação especial do amigo e parceiro Rodrigo Dias dos Santos, Psicólogo especialista em Psicoterapia Junguiana, doulo , músico e ator.


A equipe do Café Terapêutico agradece a participação de todos!!!

segunda-feira, 13 de março de 2017

1ª Espedição Especial Urbana " O Homem De La Mancha (2017) -".

Resenha por Dirceu Alves Jr.

Depois do bem-sucedido A Madrinha Embriagada,
o diretor Miguel Falabella engata este grandioso projeto no mesmo
palco. Baseada no texto de Dale Wassermanom, com melodias de Mitch Leigh
e letras de Joe Darion, a ação foi ambientada em um manicômio do fim da
década de 30. Por lá, um paciente (interpretado por Cleto Baccic)
apresenta-se como Miguel de Cervantes, poeta, ator e coletor de
impostos, e interna-se na companhia do criado Sancho (Jorge Maya). Para
minimizar a triste realidade, ele propõe aos internos e funcionários um
mergulho na fantasia, e todos passam a fazer teatro. Eles descobrem a
força do sonho como meio para suportar o cotidiano. Além do bom trabalho
de Baccic e Maya, Sara Sarres sobressai na pele de Dulcineia e
Guilherme Sant’Anna dá fôlego ao papel de Governador. Criativa e
correta, a versão de Falabella tem grande capacidade de comunicação com a
plateia a que se destina e a deixa de olhos cheios. Estreou em
13/9/2014. De 9/3 a 2/4/2017.




Em 1972: o musical teve uma célebre montagem protagonizada por Paulo Autran, Bibi Ferreira e Grande Otelo, com direção de Flávio Rangel.




FAFÁ QUIXOTESCA


O Homem de la Mancha, dirigido por Miguel
Falabella, volta em versão repaginada e promete uma surpresa ao público.
Entre a quinta (9/3) e o domingo (12/3), a cantora Fafá de Belém faz
participação especial na pele da personagem Criada.




quinta-feira, 9 de março de 2017

Teatro dos professores para reflexão do dia internacional das mulheres - 08 de Março

Todos os dias são proporcionados aos alunos do CIEJA Campo Limpo momentos de reflexão e interatividade com assuntos estruturais em nossa sociedade, nesta última quarta-feira, 08 de março, não foi diferente, os professores de nossa escola interpretaram o texto "Acorda Raimundo", para "esquentar" o debate sobre gênero e os papéis historicamente estabelecidos.

 Professores (as)  do período da manhã

 Professores (as)  do período da tarde

  Professores (as)  do período da noite

Vídeo com a apresentação do período da noite

segunda-feira, 6 de março de 2017

Escolha de temas para o ano de 2017

A comunidade do CIEJA Campo Limpo, nas últimas semanas fez uma  série de diálogos e atividades com seus alunos para escolherem os temas que eles queriam se debruçar este ano, esta  metodologia foi inspirada nos temas geradores dentro das  teorias de Paulo Freire e tem sido,  desde o ano de 2016, caminho para chegar próximo ao cotidiano dos educandos. Por meio de debates em sala os alunos elegeram temas importantes que foram para votação para toda a comunidade escolar. onde todos se posicionaram  sobre quais conteúdos gostariam de estudar em sala. Mais uma vez educadores, gestão, funcionários e alunos estabelecem formas de aprender de maneira significativa.

foto tirada durante as assembleias. 

Exposição de vídeos que discutam de gênero em nossa sociedade.

Uma das formas de problematizar a questão de gênero em nossa sociedade, estamos passando vídeos que discutam a temática no piso verde durante as refeições em nossa escola.




Exposição "Mulheres que lutam" no CIEJA Campo Limpo

Para embasar a discussão do dia internacional das mulheres, 08 de março, o CIEJA Campo Limpo tem o prazer de abrigar a exposição "Mulheres que lutam", composição de fotos com a história de mulheres guerreiras  que fizeram a diferença em nossa região, esse acervo fez parte de cursos e discussões realizadas pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, Gestão 2013-2016.


Montagem da exposição no CIEJA CL 
feita pela Professora Carolina e Professor Luciano 


Informações da Exposição

O  Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) - Gestão 2013-2016 -  organiza desde 2014 a exposição "Mulheres que lutam" com o  objetivo principal desconstruir o conceito hegemônico de feminino, reconhecendo as histórias e as lutas das mulheres de nossa região.
Foram  consideramos de suma importância as experiências das mulheres dos nossos bairros, de nossas relações familiares e profissionais. Intencionamos com esta ação possibilitar a visibilidade de segmentos populares e plurais, bem como a valorização da diversidade.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Plenária Mensal sobre Educação - Educação Inclusiva

 
O evento tem o intuito de debater as demandas e fluxos de trabalhos referentes aos alunos com deficiência na cidade de São Paulo, os quais vêm constantemente alcançando novos níveis de ensino e têm neste colegiado um foro de garantia de direitos.

Para estreitamento de nossa parceria e fortalecimento do trabalho conjunto contamos com a sua presença para atingirmos resultados progressivos a partir da articulação e compromisso deste encontro.

Serviço: 
Plenária Mensal sobre Educação
Data: 4 de março
Tema: Múltiplos Contextos da Inclusão: Perspectivas da Educação Infantil à Universidade.
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, nº. 100 - Bela Vista – São Paulo / SP
Horário: Das 13h às 17h
Informações: (11) 3913 – 4038 ou pelo e-mail cmpd@prefeitura.sp.gov.br
PROGRAMAÇÃO
Objetivo: Promover o diálogo  com ênfase na   abordagem  de um panorama sobre a gestão da inclusão escolar no processo educacional na perspectiva das práticas e ações  político  pedagógicas  desde a educação infantil ao ensino superior caracterizando  aspectos relevantes e as  fragilidades   mediante a  realidade atual.
13h00 - mesa de abertura
Cid Torquato - SMPED - Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.
Gersonita Pereira de Souza - Presidente do CMPD/SP - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Ana Claudia Domingues - Conselheira do CMPD/SP – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Mediador: Sr. Júnior Nascimento - Assessor da SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Silvana Lucena Drago  - Secretaria Municipal de Educação / DIEE - Diretora da Divisão de Educação Especial
Emília Cipriano - Conselheira do CME – Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
Billy de Assis – Professor no CIEJA Campo Limpo para jovens e adultos com deficiência e no curso de Pedagogia da Faculdade UNIARARAS.
Sr. Sandro Francischini - Secretário Executivo junto a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE da Universidade Federal de São Carlos

Painel 1 - 13h40

Emília Cipriano
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Professor Carlos Pasquale", graduação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora e Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de SP.. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Políticas Públicas e Proposta Pedagógica. Conselheira do CME - Conselho Municipal de Educação
Tema: “Os desafios da Educação Infantil na atualidade do Processo Educacional Inclusivo”.

14h 
Silvana Lucena Drago

Pedagoga; Professora do ensino fundamental I e Supervisora Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – atualmente - Assessor Técnico responsável pela Diretoria de Orientação Técnica de  Educação Especial da SMESP. Secretaria Municipal de Educação / DIEE - Diretora da Divisão de Educação Especial
Tema: “A Política Paulista na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

14h20 às 14h30min 
Inscrições para o público

14h30 às 14h50
Considerações dos palestrantes - debate

Painel 2 - 14h50min
Billy de Assis
Formado em Letras Pedagogo / Psicopedagogo / Arte terapeuta / Especialista em deficiência Intelectual / Leciona no CIEJA Campo Limpo para jovens e adultos com deficiência / Leciona no curso de Pedagogia da Faculdade UNIARARAS e atualmente cursa Psicologia Social e Gestão Escolar.
Tema: “O professor abordará a seguinte temática: Educação inclusiva: uma proposta de qualidade no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos”.

15h10min
Sr. Sandro Francischini
Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar / Mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais PPGCSO - UFSCar.
Secretário Executivo junto a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE da Universidade Federal de São Carlos
Conselheiro Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência CEAPCD gestão 2016-2018
Tema: “A realidade da Política Educacional no Ensino Superior”

15h30min às 15h40
Inscrições para o público

15h40 às 16h00
Considerações dos palestrantes - debate

16h - MONITORAMENTO DAS PROPOSTAS ATUAIS VOLTADAS AS DEMANDAS DE EDUCAÇÃO COM BASE NA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  ETAPA MUNICIPAL.

17h – Encerramento